10/09/2021
Nos dias 15 e 16 de setembro, a ETE FMC realizará a Semana da Cidadania Global, que contará com dois eventos simultâneos: a 5ª Edição da Simulação Interna das Nações Unidas (SINU), cujo tema será: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – 17 objetivos para transformar nosso mundo e os Seminários Acadêmicos, com o tema: Mais justiça, menos desigualdades - Reflexões sobre um mundo mais justo, sustentável e solidário, a partir de relatórios, análises e índices da Oxfam Brasil.
Trata-se de um projeto pedagógico que tem por objetivo geral desenvolver nos estudantes a reflexão crítica sobre problemas mundiais, a partir dos desafios políticos, econômicos e de diversidade cultural mundiais. Quanto aos objetivos específicos, ressaltam-se os seguintes: promover, por meio de pesquisas e grupos de discussão, a compreensão referente às decisões tomadas nas esferas Executivas e Diplomáticas internacionais que impactam em sua realidade; cultivar o espírito de liderança nos discentes, por meio de uma tomada de decisão diante de questões de interesse mundial e nacional; desenvolver e aperfeiçoar capacidades de compreensão do ponto de vista do outro, compartilhar decisões e respeitar opiniões; desenvolver a comunicação oral, por meio da síntese e comunicação das ideias.
O projeto prevê uma etapa de preparação por meio de pesquisa sobre o tema geral das discussões. Os discentes são divididos em grupo de trabalhos, no caso dos Seminários, e em representações de delegações de países e imprensa, no caso da SINU. Além das pesquisas, são realizadas oficinas preparatórias divididas entre momentos de formação sobre os temas e desenvolvimento de um maior repertório de habilidades, que estão ligadas à interpretação de texto e principalmente à oralidade. A segunda etapa consiste na simulação propriamente dita e na apresentação dos Seminários, ambos realizados em dois dias.
A formação que tem como norte a Cidadania Global está contemplada no Projeto Educativo Comum (PEC) da Rede Jesuíta de Educação (RJE), que prioriza a promoção da formação integral dos alunos, na qual [...] “toda a ação educativa converge para a formação da pessoa, enfatizando a necessidade de reconhecer as potencialidades do indivíduo e garantindo o desenvolvimento das dimensões afetiva, espiritual, ética, estética, cognitiva, comunicativa, corporal e sociopolítica.” (PEC – parágrafo 40, pg 49 e 50, 2016)
No caso específico da SINU, contamos com o método pedagógico da simulação, o qual faz com que os alunos se aproximem da linguagem e postura diplomática, a partir do contato com dilemas políticos, econômicos e sociais reais, com vistas a buscar soluções para tais. A construção coletiva, processual e democrática é a marca essencial do projeto, que, ao final, não entrega um produto, obra ou texto, mas sim visa contribuir para que os participantes adquiram uma “mentalidade alargada” e assumam uma postura crítica e empática diante da realidade.
Simular uma reunião das Nações Unidas ou apresentar Seminários inegavelmente pode gerar certa ansiedade e traz grandes desafios. No entanto, tudo isso desencadeia um processo de aprendizagem significativa, que marca a vida do estudante. Grande parte dos participantes de anos anteriores destacam que eventos como esse estiveram entre os pontos altos de seu Ensino Médio. As competências, habilidades e repertório desenvolvidos são marcos positivos que enriquecem o estudante do ponto de vista humano, profissional e cognitivo.
Que a temática deste ano ajude os 101 estudantes impactados diretamente pela Semana da Cidadania Global e toda a comunidade escolar a ESPERANÇAR e acreditar que um mundo melhor e mais justo é possível!
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.