11/03/2011
Reunião Pedagógica
No dia 26 de fevereiro, sábado, foi realizada na Casa Nossa Senhora da Paz, na ETE FMC, uma Reunião Pedagógica para apresentação dos resultados do AVALIA, aplicado em 2010 aos alunos do 3o Ano Médio e Concomitante. O AVALIA, do Sistema UNO de Ensino, é um dos mais importantes e completos sistemas de avaliação do mercado. Com os diagnósticos obtidos, é possível orientar os gestores da escola na tomada de decisões, bem como os professores em suas intervenções pedagógicas. A avaliação institucional está estruturada em dois eixos: o desempenho dos alunos, contextualizado por vários fatores, e os indicadores de percepção da escola pela comunidade. O desempenho é avaliado por meio de testes de Códigos e Linguagens e Matemática fundamentados nas propostas do Saeb e já adaptados à realidade do Enem. Também é aplicada uma Produção de Texto para aferir a competência escrita dos alunos. São obtidos por quatro questionários: o de alunos, o da família, o dos professores e o da equipe de gestão da escola. A partir desse levantamento, a Avalia construiu 43 indicadores de percepção da ETE pela comunidade. Na Reunião Pedagógica de sábado, o Assessor Pedagógico do AVALIA, Rodrigo Leão, apresentou um estudo de contextualização dos resultados, apresentando tabelas que são preparadas para que a escola possa verificar seu grau de sucesso em mediar as dificuldades de aprendizagem associadas ao gênero, cor/raça, atraso escolar, nível sociocultural e nível socioeconômico da família. Posteriormente, o Coordenador do Ensino Médio da ETE FMC, Professor João Paulo Sampaio, ponderou com os professores sobre o resultado da análise, que consagrou a ETE FMC entre as melhores escolas do Estado, dentre as 74 avaliadas.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.