11/03/2013
Pelo décimo ano consecutivo, a ETE FMC participa da Febrace - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da Universidade de São Paulo - que chega a 11ª edição. O evento apresentará 330 projetos (selecionados entre 1898 trabalhos inscritos) de centenas de jovens de 25 estados, e acontecerá de 11 a 14 de março, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP. Trata-se da maior feira de ciência e engenharia da América Latina voltada a estudantes pré-universitários.
Da ETE FMC concorrem quatro projetos: Cadeira Ortostática Dinâmica (C.O.D.), equipamento móvel que beneficia os deficientes físicos; Campainha para Deficientes Auditivos (C.D.A), tem dispositivos luminosos e vibratórios que ajudam o deficiente a abrir portas; Heart Solution, coração eletricamente artificial para ser usado em pesquisa; e Pegadas, sensor magnético a laser que é colocado nos pés para pacientes com Mal de Parkinson.
Os projetos foram selecionados no ano passado na ProjETE - Feira de Projetos Futuristas, que acontece há 32 anos na ETE FMC. Por ano, os alunos chegam a apresentar cerca de 200 invenções.
Segundo Alexandre Barbosa, diretor pedagógico, a escola participa desde a segunda edição e, vem colecionando prêmios e incentivando futuros empreendedores. "Participar de uma feira nacional e com a importância da Febrace dá excelente visibilidade aos alunos, pois os projetos concorrem com as melhores escolas do País. A participação é essencial para que eles tenham um parâmetro do trabalho que realizamos aqui, que é igual ou superior aos demais e se sintam estimulados em suas invenções", explica.
Só em 2012, a ETE FMC conquistou dez prêmios na Febrace, em meio a 325 projetos finalistas. O protótipo Visão Interativa para Deficientes - VID, criado por três alunos ganhou sete prêmios na feira, entre eles, o primeiro lugar na área de Engenharia que garantiu à equipe a Bolsa de Iniciação Científica Júnior Febrace/CNPq, destinada ao desenvolvimento do projeto com duração de seis meses a um ano. Outra conquista importante foi o Prêmio UNESCO - Menção Honrosa de Ciência e Tecnologia.
O resultado dos projetos premiados em 2013 serão divulgados ao final da feira. Mais informações no www.febrace.org.br
Alunos da ETE FMC participantes da 11ª FEBRACE, acompanhados pelo Prof. Fábio Teixeira.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.