11/06/2013
Críscilla Barrozo Lutterbach, de 21 anos, formou-se Técnica em Eletrônica, com ênfase em Automação Industrial, no ano de 2009. Hoje, a ex-aluna faz intercâmbio na Espanha e participou do desenvolvimento de um carro elétrico que foi destaque na corrida Shell Eco Marathon, que aconteceu em maio, na Holanda.
Nascida na cidade de Rio Bonito, no interior do Rio de Janeiro, Críscilla veio para Santa Rita do Sapucaí para estudar na ETE FMC. "Conhecia várias pessoas que estudaram na ETE, inclusive um primo que está muito bem em sua carreira de telecomunicações. Como todos que estudaram na Escola falavam muito bem e tinham um futuro profissional excelente, eu optei também por isso", conta a ex-aluna.
Depois de formada, Críscilla escolheu continuar na cidade para fazer estágio, e seis meses depois ingressou no Inatel, no curso de Engenharia. Elétrica com ênfase em Telecomunicações. Hoje, a estudante faz intercâmbio na cidade de Murcia, na Espanha e estuda na UCAM - Universidade Católica Santo Antonio de Murcia, graduando Sistemas de Telecomunicações, e faz parte do programa do Governo Brasileiro 'Ciências sem Fronteiras', que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia por meio do intercâmbio internacional.
Críscilla que pilotou o carro na corrida na Shell Eco Marathon 2013, em Roterdam, na Holanda, foi uma das responsáveis pelo aperfeiçoamento do protótipo juntamente com mais alguns estudantes brasileiros, desenvolveram melhorias no carro elétrico para consumir menos energia e tem como objetivo receber e monitorar dados do carro no momento da competição. A ex-aluna explica a importância de sua formação técnica: "A ETE foi fundamental na minha trajetória na faculdade. Através dos conhecimentos obtidos, tive mais facilidade e praticidade em desenvolver os circuitos eletrônicos do projeto do carro elétrico".
Para finalizar Críscilla comenta a importância da ETE FMC na sua formação enquanto cidadã. "A ETE não é apenas uma escola comum, mas também uma escola que me ensinou a partilhar e a me comunicar intensivamente com o próximo. Participei do grupo de jovens e ele, em especial, me ajudou a fazer grandes amigos e também a ajudar o próximo. Participei dos encontros de Semana Santa jovem I e também fui monitora em 2009, em Itaici".
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.