Alunos da 1ª turma de Desenvolvimento de Sistemas – Games – superam expectativas na etapa inicial do Projeto Integrado

11/06/2021

Criado em 2019, o Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas – Games – veio atender uma demanda do mercado de programação que cresce constantemente, sendo considerado um recurso fundamental nas mais diversas áreas. E com aceleração do desenvolvimento de sistemas informatizados direcionados a games, a criação de jogos digitais ganham cada vez mais destaque.

Bárbara Costa Rezende, professora de Linguagem de Programação e Computação Gráfica, explica que o curso técnico com ênfase em Games possui uma abordagem inovadora desde a forma como ocorre a passagem do conhecimento até o método avaliação. “Este curso não possui provas, apenas trabalhos e o Projeto Integrado, que consiste na missão de realizar uma representação de um jogo, à escolha do aluno, que envolve movimentação de objetos gráficos e contextualização da história. Com isso, trabalhamos o processo criativo e habilidades para o trabalho em equipe”.

O Projeto Integrado do curso de Desenvolvimento de Sistemas – Games – é uma proposta idealizada visando a formação integral do aluno e a avaliação em conjunto para as disciplinas de Desenvolvimento de Aplicativos, Narrativas Gamificadas, Linguagem de Programação e Computação Gráfica, a fim de propor aos estudantes a aplicação dos conceitos e fundamentos apresentados durante o período do 1º trimestre de aulas.

Com o final do 1º trimestre, foi realizada a avaliação da primeira etapa do Projeto Integrado, que tem o objetivo de entregar um produto jogável no fim do ano. “O resultado foi surpreendente e já temos jogos com qualidade muito acima do esperado, que já podem ser simulados. Os alunos apresentaram jogos inovadores com embasamento histórico, coerente, e utilizaram variados recursos ensinados nas aulas. Nesse sentido, a culminância do projeto foi capaz de unir no ambiente gamer a criatividade, o desenvolvimento de software, além da ampliação de técnicas aos discentes, tornando-os cada mais preparados para o mercado de trabalho”, relata Prof. Bárbara.

Um dos projetos apresentados se chama GoodEvil e um dos membros da equipe, o aluno Francisco Gabriel Carvalho Silvério, explica que se trata de um jogo de fantasia que se passa em uma escola de magia e batalhas: “O personagem principal, Damakos, é subestimado por ser um tiefling, uma raça inferior aos elfos, que eram a raça dominante". No decorrer do jogo, o protagonista desenvolve suas habilidades e é selecionado para lutar, primeiramente no torneio interno da escola, e depois no torneio mundial. Sua jornada vai além do desenvolvimento nas lutas, mas se torna uma busca por respeito e igualdade entre as raças”.

Outro jogo apresentado é o Gameplay, que segue padrões conhecidos de movimentação e obstáculos que prosseguem na história, além de possuir itens e skins coletáveis. O enredo conta a história de Helena, uma garota de 16 anos que acorda em uma realidade alternativa. Sem entender o que acontece, busca uma forma de retornar para casa, mas, para isso, encarará um caminho tortuoso, onde deverá enfrentar inimigos poderosos e lidar com suas dificuldades e inseguranças. Em sua jornada, a protagonista passará por um período de autoconhecimento, aceitação e amadurecimento. “O jogo se encontra em fase de desenvolvimento, nossa ideia é ter uma demo da primeira fase até o fim do projeto. Já trabalhamos no enredo, design e em uma demonstração de mecânicas. Ele é em formato de plataforma e do gênero ação, e estamos aprendendo, nas aulas, o motor gráfico Unity para desenvolvermos o jogo, que terá, de acordo com o plano final, 10 fases”, conta a aluna Virgínia Letícia Afonso. Segundo ela, a equipe se dividiu em funções, onde cada um ficou responsável por liderar uma etapa do projeto: “Mas com todos os integrantes participando de todas as etapas juntos. As funções foram divididas em: Programação, Roteiro e Universo, Design e Criação, Trilha e Gravações, Computação Gráfica, Programação, e Continuidade e Documentação”.

Outro projeto apresentado é o ETEBusters. “Nosso jogo é um shoot’em up para computador que acontece dentro da nossa escola. A ETE foi invadida por fantasmas que representam os preconceitos, então esses sentimentos negativos deram energia para esses monstros. O personagem principal recebe uma missão de enfrentar esses inimigos usando equipamentos e itens escolares para proteger a escola e resgatar os professores e alunos usados como reféns. Conforme se derrota os fantasmas, os níveis ficam mais difíceis, mas o jogador recebe melhorias em seu personagem ao concluir as etapas. No final o jogador deve usar suas melhorias e equipamentos para derrotar o último chefe que representa todos os preconceitos, e dependendo de seu desempenho nas demais fases, os professores ajudarão o personagem principal a enfrentar o inimigo”, explica o aluno Arthur Martins Pereira de Oliveira. Este jogo é direcionado para as pessoas que já estudaram, estudam ou pretendem ingressar na instituição. “Além de diversão, nossa equipe também quis passar a mensagem de que devemos enfrentar o preconceito em grupo, para que possamos criar um ambiente melhor para todos, tanto na escola quanto fora dela”, conclui Arthur.

O curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas – Games – oferecido pela ETE FMC tem o objetivo de habilitar profissionais para desenvolver e dar manutenção em sistemas computacionais utilizando linguagem de programação específica e ambiente de desenvolvimento apropriado. De forma complementar, o estudante também estará capacitado para a realização e registros de testes de programas de computadores, além de modelar, implementar e manter em operação as estruturas de banco de dados. Como fase intermediária, o aluno é qualificado como programador de sistemas.

 

 

A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.

Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.

Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.

A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.

NOSSOS CANAIS


ete@etefmc.com.br
(35) 3473-3600

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a ETE FMC a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades.