11/10/2013
Aplicativo que controla a liberação de medicamentos em hospital, avaliador postural e robô para crianças hospitalizadas são os três projetos selecionados, desenvolvidos por alunos da ETE FMC
Boas ideias, que podem se transformar em projetos promissores, predominaram na 33ª Feira de Projetos Futuristas – ProjETE, encerrada no último fim de semana. Promovida pela Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa, a feira reuniu cerca de 200 invenções e recebeu aproximadamente sete mil visitantes, ao longo dos três dias de exposição (3 a 5/10).
Com a marca da inovação, três projetos conquistaram os principais prêmios da ProjETE e já estão selecionados para participar da maior feira de ciência e engenharia do País, voltada para pré-universitários, a Febrace - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da Universidade de São Paulo, que ocorrerá em março de 2014. Os projetos premiados foram desenvolvidos por alunos do segundo ano do Ensino Médio Técnico:
-Druggist Dispenser: aplicativo para tablet (por meio de touch-screen) com sistema operacional Android, que controla a liberação de medicamentos em hospitais. Alunos: Elen Cristina de Oliveira Salustiano, Francine Cássia Machado Fonseca, Giovana Floriano da Costa, Guilherme da Silva Vilela de Almeida.
- Avaliador Postural: equipamento que monitora a postura do paciente durante sessões de fisioterapia. Alunos: Adriene Zilda Corrêa Magalhães, Ana Beatriz Simoes Fontana, Luís Guilherme de Freitas Sousa e Pedro Paulo de Sousa Lima.
- Robô de Educação Hospitalar : interage com crianças hospitalizadas, por meio de jogos educativos. Alunos: Alessandra Carolina Domiciano, Ingrid Alves de Paiva Barbosa, Jaíne Cássia Fonseca Amaral e Pedro Manoel César Moreira.
Há 10 anos, os melhores projetos da escola são selecionados para serem expostos na Febrace. Nesse período, as invenções da ETE FMC receberam 66 prêmios na Febrace, além de convites a seus criadores para participarem de eventos internacionais.
Para o coordenador da ProjETE, professor Fábio Carli Rodrigues Teixeira, o resultado da edição 2013 foi muito positivo pela qualidade dos projetos apresentados: “A pesquisa e desenvolvimento dos projetos, além da inovação, mostram, sem dúvida, que a ETE FMC acompanha a evolução tecnológica e que nossos alunos saem daqui em plenas condições de ocupar postos de destaque no mercado de trabalho nacional e internacional ou de serem empreendedores”, explica.
Empresas parceiras da feira - Entre os parceiros da ETE FMC, o Inatel – Instituto Nacional de Telecomunicações premiou mais três projetos na área de inovação, biomédica e controle/automação. A Ericsson premiou os autores de dois projetos com um treinamento especial da empresa na própria escola. A Clear CFTV, parceira em um laboratório inaugurado recentemente na ETE FMC, premiou um dos projetos com R$ 1.000,00 e também mais cinco invenções com um curso sobre circuito fechado de televisão.
A criatividade dos estudantes da ETE chama a atenção de empresas e institutos. Neste ano, o grupo empresarial Algar levou uma comitiva de 25 profissionais de destaque em pesquisa e inovação para visitar a feira. Segundo o professor Fábio Teixeira, o grupo ficou tão entusiasmado com a criatividade e as soluções apresentadas pelos alunos que demonstrou interesse em firmar parceria com a instituição.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.