18/05/2017
O projeto Conexão Esportiva inovou mais uma vez ao trazer, para Santa Rita do Sapucaí, a equipe profissional de futebol americano – Pouso Alegre Gladiadores – que trabalhou a modalidade com os seus alunos. A atividade aconteceu no campo da ETE FMC e contou com a participação de aproximadamente 200 crianças e adolescentes.
O futebol americano ainda é considerado um esporte novo no Brasil, sendo praticado há pouco mais de 10 anos. Neste evento, realizado no sábado, dia 06 de maio, a equipe Gladiadores também fez uma exibição de cheerleaders (líderes de torcida).
Para o coordenador do Conexão Esportiva, professor Eduardo Ribeiro, é importante mostrar aos jovens novas possibilidades esportivas. “De forma dinâmica e divertida, os alunos ficaram muito entusiasmados. Outro ponto positivo foi a participação dos familiares, que foram convidados a assistir a atividade. Queremos que as famílias estejam próximas das atividades e do desenvolvimento de seus filhos”.
A equipe Pouso Alegre Gladiadores nasceu em 2010 como opção de lazer para os finais de semana. “Ao longo dos anos, encontramos nossa verdadeira vocação: promover a transformação social através do esporte, buscando desenvolver em crianças, jovens e adultos, valores como disciplina, respeito, ética, companheirismo, responsabilidade e comprometimento”, relata Jonathas Silva Coelho, atleta e presidente da equipe.
Segundo Jonathas, participar do Conexão Esportiva, promovendo a aula inaugural de futebol americano, foi uma oportunidade incrível: “Percebemos que nossos projetos compartilham do mesmo objetivo de transformação social. E ver a quantidade de crianças aderindo ao esporte foi inspirador!”
Sobre o Conexão Esportiva
O projeto Conexão Esportiva já explora seis modalidades esportivas: atletismo, basquete, futebol, futebol de salão, handebol, vôlei. Nos próximos meses, se iniciarão as atividades do futebol americano. As aulas são realizadas na ETE FMC e no INATEL.
Podem participar estudantes matriculados na rede de ensino de Santa Rita do Sapucaí, com idade entre 5 e 14 anos. Quase 500 alunos já são beneficiados com o projeto e ainda existem algumas vagas.
O Conexão Esportiva é realizado por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte que integra o programa Minas Esportiva Incentivo ao Esporte, da Secretaria de Estado de Esportes e apoiado pela empresa Metagal.
Para mais informações ligue 3473-3600.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.