12/09/2012
A exposição sobre Cristóvão Clavius, matemático, astrônomo e físico jesuíta, por seu quarto centenário de morte, encontra-se no Museu da Eletrônica, na ETEFMC entre os dias 14 e 23 de setembro.
Essa mostra foi elaborada pelo Prof. C. Sigismondi da Universidade de Roma, em conjunto com o Pe. Paul A. Schweitzer, SJ da PUC-RJ.
Clavius fez importantes contribuições à matemática, fez as contas para a reforma do Calendário Gregoriano em 1582 e atuou na formação de cientistas jesuítas. Também fez a ligação entre ciência e religião, é um exemplo de como elas devem caminhar juntas para o desenvolvimento da humanidade.
Alguns objetos do acervo institucional da ETE FMC complementam a exposição.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.