13/03/2015
Com R$160, estudantes criam projeto que monitora gasto de água
Com aplicativo, usuários podem determinar quanto pretendem gastar. Ideia foi criada na ETE e já recebeu prêmios.
Com apenas R$ 160, três estudantes da Escola Técnica de Eletrônica (ETE) de Santa Rita do Sapucaí (MG) criaram um projeto que facilita o monitoramento de consumo de água e auxilia a população durante os tempos de escassez. O equipamento criado por eles é capaz de controlar os gastos e ainda gerar pequenas quantidades de energia elétrica para ajudar na iluminação da casa.
O mecanismo é simples: ele pode ser implantado na tubulação de água das casas e mede o consumo. Em seguida, gera energia. Uma facilidade do projeto é a criação de um aplicativo, onde por meio do celular, o usuário pode determinar a quantidade de água que quer gastar durante o mês. Caso o gasto seja maior que o esperado, o hidrômetro é zerado, indicando que é preciso economizar.
“Existe um sensor que é acoplado na saída da caixa e emite alguns sinais elétricos, que passam em uma unidade de controle e depois são convertidos para a quantidade de litros circulados naquele momento”, disse o aluno Fernando Costa.
A ideia, segundo os estudantes, surgiu quando os professores pediram projetos inovadores para uma feira da escola. O equipamento é capaz de gerar 3,5 watts por hora e se for utilizado por quatro horas, consegue manter uma lâmpada de led acesa durante todo o dia.
“Ele também consegue gerar energia com esse fluxo de água que está entrando na residência através de uma conexão, que pode alimentar a iluminação noturna de uma casa”, explicou o professor de eletrônica Fábio Carli Rodrigues.
Fonte: G1
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.