13/03/2015
O projeto é uma das inovações de estudantes da ETE FMC, desenvolvido para a Projete 2014.
Com mobilidade e capacidade de interagir, um robô controlado pela internet é acionado a distância para, por exemplo, fazer a vigilância de uma fábrica ou caminhar pela filial de uma empresa, comandado por um executivo que se encontra em outra cidade. Esse é o robô cibernético, uma das três invenções que os alunos da Escola Técnica de Eletrônica "Francisco Moreira da Costa" irão apresentar na 13ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – Febrace 2015, na Universidade de São Paulo – USP, de 17 a 20 de março.
Os outros dois projetos também são criativos e úteis: um sistema para residências que gera energia por meio do fluxo de água e monitora a quantidade de água utilizada pelos usuários, permitindo que eles controlem o consumo; e uma manta térmica que funciona automaticamente de acordo com a temperatura do corpo humano, aquecendo conforme a necessidade e mantendoo ideal de 36ºC.
Os três projetos foram selecionados para a Febrace ao vencerem a 34ª Feira de Projetos Futuristas (ProjETE), promovida pela ETE FMC. Estes competirão com outros 332 projetos de escolas de todo o Brasil. Os premiados serão anunciados no último dia da Feira.
Em edições anteriores, os alunos da ETE conquistaram 66 prêmios, nacionais e internacionais, por suas inovações. “Pretendemos continuar a desenvolver o projeto do Robô Cibernético, pois acreditamos em sua utilidade. A participação na Febrace nos trará novas experiências, ajudando em nosso crescimento na área tecnológica. Estamos ansiosos para mostrar o projeto na feira”, diz aluno Otávio E. Rodrigue, um dos responsáveis pelo Robô.
“Depois de tanto trabalho, o grupo está muito empolgado e com as melhores expectativas. Estamos adaptando o projeto para que fique ainda melhor”, conta o aluno Fernando Iemini, um dos integrantes do grupo que desenvolveu o projeto de geração de energia por meio da circulação de água.
“Os alunos terão uma experiência de extrema importância para a vida profissional. Conhecerão melhor o mercado nacional e concorrerão, de igual para igual, com outras escolas do País”, afirma o professor da ETE, Fábio Carli Rodrigues Teixeira. “A expectativa deles é alta. Tiveram boas ideias e desenvolveram muito bem os projetos. Acreditamos que a Febrace incentivará o lado empreendedor dos alunos, que vão apresentar as inovações não só para jurados, mas também para curiosos e investidores”, concluí.
OS PROJETOS:
Manta Térmica Automática – Mantéma pessoa aquecida, controlando a temperatura do corpo. Um sensor identifica a temperatura por meio de contato com um fio de níquel e a regula de acordo com a necessidade.
Recurso Cibernético numa Proposta de Telepresença com mobilidade – Robô de telepresença, com mobilidade, capacidade de interagir e auxiliar em decisões específicas e importantes. Pode fazer, por exemplo, a vigilância de uma fábrica sem a presença de uma pessoa no local. Robô e controlador devem estar conectados em Rede.
Sistema Residencial de Geração de Energia Através do Fluxo de água com Hidrômetro Digital - Gera energia elétrica por meio do fluxo de água residencial, juntamente com um hidrômetro digital. A água vinda da caixa circula em uma turbina geradora de energia elétrica. A energia é armazenada em baterias e pode ser utilizada para alimentar cargas externas. O projeto ainda monitora a quantidade de água utilizada pelos usuários, permitindo que eles controlem o consumo e aproveitem melhor o recurso hídrico.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.