14/11/2014
Estar apto em dois anos para atuar em um mercado de trabalho competitivo é uma das vantagens de cursar o técnico noturno. Quem ingressa na área consegue a tão cobrada qualificação profissional em curto prazo e o acesso rápido à carreira profissional com a facilidade de obter uma vaga de estágio dentro da sua área de atuação antes de se formar.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa”, referência em eletrônica por ser a primeira escola de nível médio da América Latina, oferece cursos técnicos noturnos nas áreas de Automação Industrial e Telecomunicações para aqueles que já concluíram o ensino médio e buscam a especialização para acompanhar a demanda do mercado de trabalho.
No entanto, desde 2013 é possível que alunos matriculados no segundo ano do ensino médio, possam ingressar no curso técnico noturno. “É uma excelente oportunidade para os estudantes continuarem o ensino médio paralelamente com o técnico noturno. Em dois anos concluirá ambos os cursos, e estará apto a iniciar sua carreira profissional. Tendo a possibilidade de ele mesmo custear sua faculdade”, explica o coordenador do curso técnico da ETE FMC, Prof. Eduardo Abranches.
Essa foi a escolha de João Paulo de Lima Almeida, de 17 anos, estudante do ensino médio na E. E. “Dr. Delfim Moreira” e aluno da ETE FMC no curso noturno. “Conhecemos muitos casos de sucesso de ex-alunos da ETE, agora temos esta oportunidade de cursar o técnico noturno conciliado com o ensino médio”.
Vale ressaltar que a escola mantém um banco de dados com ofertas de emprego e estágio disponíveis aos alunos e ex-alunos. “Em 2014 várias empresas vieram até nós em busca de mão de obra, pois alegam escassez de profissional qualificado. Até o momento foram ofertadas mais de 150 oportunidades de emprego e estágio por empresas de todo país nas mais diversas áreas, inclusive na área petrolífera, conhecida pela alta remuneração dos colaboradores”, explica Prof. Eduardo.
A ETE FMC encontra-se com as inscrições abertas para o processo seletivo 2015 para os Cursos Diurno, Noturno e Ensino Médio Regular. As provas serão realizadas dia 06 de dezembro, lembrando que para o ensino médio, basta fazer uma inscrição.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.