O Magis Inaciano

14/12/2022

O Magis Inaciano

Advérbio em latim que traduzido significa “mais ou maior”, MAGIS descreve um modo de vida de quem vive e serve em tudo para a maior glória de Deus. O significado foi cunhado no séc. XVI por Santo Inácio de Loyola, o fundador da Companhia de Jesus, ordem religiosa cujos membros são conhecidos como jesuítas.

A busca pelo “Magis” tornou-se um elemento-chave para a Companhia de Jesus e para todos os que vivem a espiritualidade inaciana. A palavra significa uma profunda ligação e busca por servir sempre mais e melhor a Deus, entendendo que se pode evoluir constantemente em práticas, vivências, serviços ao próximo, na efetividade de ações e também no crescimento pessoal e no bem comum.

Dentro desse entendimento, uma pessoa inaciana deve buscar o Magis, se colocando como um ser que não se acomoda com a realidade existente e é habitado pelo impulso de descobrir, redefinir e alcançar o melhor. Aquele que deseja encontrar o Magis deve arriscar-se na superação do já conhecido, do definido e do esperado, em vista sempre do bem maior, do amor maior, do mais justo.

Por isso, para o indivíduo inaciano, fronteiras e limites não são obstáculos ou termos, mas novos desafios a enfrentar, novas oportunidades para se alegrar. Isso foi afirmado pelo Pe. Pedro Arrupe, SJ (1907-1991), Superior Geral da Ordem entre 1965 e 1983, que, ao falar do modo de proceder da Companhia, explanou: “A nossa é uma santa audácia... uma certa agressividade apostólica”. A própria vida de Inácio foi um peregrinar em direção ao Magis, sempre para a maior glória de Deus, ao serviço sempre mais fiel aos pobres, ao bem mais universal, aos meios apostólicos mais eficazes. Nas palavras de Inácio: “Eu gostaria de poder servir mais a Deus do que posso”.

Segundo o livro “Vida de Inácio de Loyola” do escritor Albert Longchamp, o santo se devotou à ideia até seus últimos momentos: “Durante a vida toda, Inácio não cessou de perguntar a Deus o que deveria fazer. Ao dar o último suspiro, um milhar de jesuítas o revezaram. Doravante, uma só coisa lhe importava: ‘Ser uma só coisa com o amor de Deus’”.

O QUE NÃO É MAGIS

Longe de ser uma luta por uma perfeição abstrata, a busca por um desejo pessoal insaciável ou o trabalho exaustivo para o mercado, para os inicianos, procurar o Magis é buscar no cotidiano se aproximar do pensamento de Jesus por meio de ações e práticas que honrem o compromisso a que Deus nos impulsiona. Portanto, o conceito não foca no indivíduo, mas em um caráter global e divino em que o ingrediente fundamental é colocar a graça para mudar a face do mundo.

 

PROGRAMA E ENCONTRO MAGIS

A Companhia de Jesus organiza diversos serviços à juventude através do Programa Magis e reúne a cada 3 anos jovens da Família Inaciana entre os 18 e os 30 anos de todos os países do mundo para o encontro MAG+S, que em 2023 ocorrerá em Portugal. Conheça o Mag+s no site

A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.

Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.

Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.

A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.

NOSSOS CANAIS


ete@etefmc.com.br
(35) 3473-3600

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a ETE FMC a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades.