Desafio Algar App

15/04/2015

Você quer contribuir para a formação de profissionais de tecnologia e auxiliar na introdução de estudantes dos últimos anos do ensino fundamental ou médio? Ou então quer ganhar uma TV nova? Então participe do Desafio Algar App!

O que é?


O objetivo é que você ou sua equipe desenvolva um aplicativo para a plataforma Android que ensine programação em Linguagem C a alunos que nunca tiveram contato com programação.

Ao participar do desafio, será possível desenvolver sua capacidade de raciocínio lógico e, até mesmo, o estudo de Linguagem de Programação C.


 

Avaliação


Como prêmio, a Algar irá presentear o(s) autor(res) do melhor aplicativo com uma TV 40”. A avaliação considerará os seguintes quesitos:


-Interface com usuário: O aplicativo é intuitivo e fácil de operar?


-Método de avaliação aplicado ao usuário: Como o aplicativo avalia o rendimento do usuário?


-Nível de pesquisa: Relatório de Pesquisa mostrando, por exemplo, quais aplicativos foram estudados e fontes de consulta –(livros, sites, apostilas);


-Recursos mínimos do dispositivo e contas do usuário: O aplicativo funciona em qualquer modelo de dispositivo ou tem que ser no mais atual? O dispositivo pode ter qualquer tamanho de tela?;


-Profundidade da Linguagem C aplicada.


Regulamento


As regras do Desafio Algar App são:


* O desenvolvimento pode ser feito individualmente ou em equipes de até 3 alunos;


* Equipe pode ser formada por alunos de qualquer série ou curso da ETE FMC;


* O aplicativo deverá ser publicado no Google Play;


* O ambiente de desenvolvimento do aplicativo não é específico.


Como participar


O desafio será desenvolvido em 3 fases:


Fase 1 – Inscrição (não eliminatória): nessa fase, o aluno ou a equipe deve se inscrever preenchendo a Ficha de Inscrição disponível no Portal Moodle (pasta Desafio Algar) e, após 30 dias (08/06/15), entregar um relatório de pesquisa com a proposta de desenvolvimento, contendo a ideia principal da interface do aplicativo. Após essa fase, os alunos receberão um parecer de uma banca avaliadora para auxiliar nas ideais apresentadas.


Fase 2 – Teste de Conceito (eliminatória): nessa fase, o aluno ou a equipe deve apresentar uma versão do aplicativo, ainda sem publicação no Google Play, para avaliação por uma banca. Os requisitos avaliados serão métodos de avaliação da aprendizagem do usuário, pesquisa de referências de aplicativos similares existentes. Nessa etapa, 15% dos projetos serão eliminados. O prazo de execução dessa fase é 60 dias (08/08/15).


Fase 3 – Avaliação Final (premiação): essa é a última fase do desafio e os quesitos identificados no campo Avaliação do Aplicativo serão medidos para a escolha do melhor App que estiver publicado no Google Play. O prazo final de publicação é 15/09/15 e o prazo para divulgação do resultado é 08/10/15.

A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.

Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.

Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.

A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.

NOSSOS CANAIS


ete@etefmc.com.br
(35) 3473-3600

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a ETE FMC a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades.