15/06/2018
Na noite de ontem (13) deu-se início a segunda Simulação das Nações Unidas (SINU). Esse ano as discussões do Conselho de Segurança giram em torno do tema “Os conflitos na Península Coreana e a proliferação nuclear” .
O professor responsável pelo projeto, Jefferson Martins, junto da mesa diretora, realizou um breve discurso. Ele explicou o desenvolvimento da SINU dentro da Rede Jesuíta de Educação (RJE) e mostrou os aprendizados transmitidos aos participantes do evento.
A abertura do evento também contou com um discurso da professora Suzana Costa Coutinho, que fez uma análise com o público sobre as consequências causadas por genocídios ocorridos no século XX. Ela citou vários exemplos, os quais foram reforçados com as belíssimas apresentações do Comitê de Cultura.
O Comitê retratou problemas históricos enfrentados por países como Brasil, Rússia, Alemanha, Noruega e Estados Unidos da América.
A primeira apresentação realizada pela aluna Paolla Rosa cantando a música ‘’Roda vida’’ de Chico Buarque, representando a situação do Brasil durante a ditadura militar.
Em seguida, o país representado foi a Rússia. O problema do desmatamento foi traduzido por uma apresentação teatral . Algumas alunas retratam uma conversa em que todas elas acham o desmatamento sem necessidade e absurdo. Uma frase que marcou a apresentação foi ‘’O demônio da destruição está dentro de todos nós’’.
Em sequência, o Nazismo na Alemanha foi abordado também através de um teatro. Duas alunas representam uma juíza e uma soldada nazistas mostrando claramente o antissemitismo.
Na apresentação sobre a Noruega, os alunos retrataram a corrupção através de um diálogo em uma família onde o pai era corrupto, apoiado pela mulher e a filha.
Por fim, na apresentação sobre os EUA, aborda-se o tema da Guerra do Vietnã, que é comparada com um romance proibido entre uma vietnamita e um soldado norte americano. Essa comparação mostra a forma ruim que os dois acontecimentos terminaram. No teatro o romance interpretado conta a história do soldado Cris que precisa ir à guerra, mas não quer deixar sua amada.
Comitê de imprensa - SINU 2018
Saiba mais em http://sinu.etefmc.com.br/
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.