15/07/2015
A empresa Clear CFTV, parceira da Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa, ofereceu um treinamento gratuito de CFTV (Circuito Fechado de Televisão) para alunos do último ano do curso técnico diurno e para os estudantes do noturno.
O treinamento aconteceu dia 1º de julho, no Laboratório Clear, instalado na instituição desde 2013, e foi ministrado pelo Engenheiro Thiago Dias, colaborador da empresa. Foram abordados assuntos como Tecnologia IP e Tecnologia AHD, além de conceitos de CFTV.
Segundo o prof. Eduardo Abranches, no total, 102 alunos se inscreveram para as 32 vagas disponibilizadas. “Como a procura pelo treinamento foi grande, já estamos conversando com a Clear, sobre a possibilidade de repetir o curso, ainda este ano, para que mais alunos possam se inteirar das tecnologias de CFTV, um setor que vem se expandindo no mercado”.
Ana Cláudia M.Dias, supervisora do Centro de Desenvolvimento e Negócios da ETE FMC – CEDEN, explica que, a princípio, foi divulgada uma vaga para estágio. “Os alunos que se inscreveram para o treinamento de CFTV concorriam a uma vaga de estágio remunerado nas férias de julho. Após o curso, a Clear indicou seis alunos com maior potencial para a entrevista. Para nossa surpresa, ao invés de selecionar um, foram dois alunos aprovados para o estágio remunerado, no período de férias, de 06 a 17 de julho”.
Parceria ETE FMC e Clear CFTV
Uma parceria firmada no final de 2013 entre a ETE FMC e a empresa CLEAR CFTV deu início ao projeto intitulado "Escola Conectada" e engloba uma série de ações para monitoramento da instituição.
Tal iniciativa possibilitou a instalação de diversas câmeras e equipamentos, o que inclui uma torre dotada de visão panorâmica e "zoom". Além das câmeras que permitem acesso via internet, a Clear também doou os equipamentos para implantação de um laboratório de CFTV, inaugurado no dia 3 de outubro de 2013, durante a abertura da PROJETE – Feira de Projetos Tecnológicos.
O Laboratório Clear CFTV é equipado para profissionais que buscam capacitação em sistemas de segurança eletrônica e promover o conhecimento das características e funcionalidades dos produtos fabricados pela empresa. O laboratório também é utilizado para ministrar aulas práticas do curso de Telecomunicações e Automação Industrial, além de treinamentos ministrados por profissionais da empresa.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.