Educação integral e estímulo ao empreendedorismo preparam alunos do Ensino Médio para o futuro

15/08/2014

A educação integral tem sido uma grande aliada para o desenvolvimento do processo de aprendizagem no Brasil e sua conexão com o futuro. Seu conceito visa desenvolver todos os aspectos do ser humano: físico, intelectual, emocional, cultural e social. Essa metodologia permite ao aluno do Ensino Médio ter uma melhor compreensão e maior entendimento da vida escolar, solidificando sua organização para o processo de ensino-aprendizagem.

Hoje, os jovens vivem no imediatismo, daquilo que já vem pronto. Dessa forma, para conseguir prepará-los para alcançar bons resultados no futuro, é necessário planejamento, um currículo diversificado e um corpo docente capacitado, que acompanhe as mudanças e conheça o universo desta geração, além de uma estrutura física adequada.  Inovar e empreender são hoje palavras-chave desse processo.

Uma das grandes influências desse modelo vem da Pedagogia Inaciana, que traz em si princípios de ensino integral, tendo como pilares a contextualização, experiência, reflexão, ação e avaliação, que contribuem para formação completa do aluno e o coloca numa dimensão humanística, solidária e eticamente correta.

Grande parte das escolas particulares e públicas tem aderido ao sistema integral de ensino, e possui uma grade curricular diversificada, que inclui pesquisa, esportes, música e dança. Até a realização de retiros, feiras, seminários e eventos, com o intuito de ampliar a interação dentro e fora do ambiente escolar, envolvendo as famílias e a comunidade em geral. 

Dentro dessa metodologia, vale ressaltar ainda o incentivo ao empreendedorismo, que amplia a visão do aluno e desenvolve não apenas as competências, habilidades e conhecimentos técnicos requeridos pela carreira acadêmica ou profissional. Mas ensina a pensar fora da caixa e a utilizar os recursos disponíveis para fazer sempre mais e melhor, formando homens e mulheres conscientes de seus deveres e ativos na sociedade. 

Sentimos os resultados desse processo na Projete (Feira de projetos dos alunos da ETE - FMC - Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa), realizada anualmente pela ETE e que se encontra em sua 34ª edição. O trabalho a ser apresentado é desenvolvido ao longo do ano pelos alunos sob a coordenação de um professor. Desde o seu ingresso na escola os alunos tem uma disciplina em que aprendem todos os conceitos envolvidos no trabalho e os colocam em prática ao montar, paralelamente aos seus projetos, planos de negócio, simulando situações reais. 

O resultado é a formação de cidadãos que valorizam o conhecimento e o compromisso com os outros e com o mundo que os cerca. Esse método gera alunos mais bem-preparados e empreendedores, com valores morais, éticos e afetivos, atributos que os ajudarão a contribuir para a construção de uma sociedade mais igualitária.

 

 

Professor Alexandre Barbosa

Diretor Geral da ETE FMC 

A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.

Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.

Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.

A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.

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