15/08/2014
Recém formada no Ensino Médio pela Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa, Júlia Ferle Goviadinov iniciou em agosto a graduação em Artes e Design na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde ingressou através da nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Ela também foi aprovada para os cursos de Engenharia Elétrica e da Computação pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI.
Júlia conta que optou por estudar na ETE FMC a partir do segundo ano do Ensino Médio por almejar uma formação integral, que não visa apenas o vestibular. "Havia escolhido uma escola focada exclusivamente no vestibular, nos moldes de cursinhos preparatórios e isso não me agradou. Decidi mudar para a ETE, pois necessitava de uma formação mais humana e que ensinasse valores e não somente fórmulas para decorar".
Ao ingressar na ETE FMC, logo compreendeu as diferenças do ensino com enfoque em valores como família, amigos, solidariedade, relações interpessoais e formação cristã. "Os conhecimentos que adquiri na ETE vão muito além de teorias e fórmulas, que também são importantes. Os resultados nos vestibulares comprovam o aprendizado, mas os valores aprendidos ultrapassam as fronteiras das salas de aula e trazem transformações para vida" - relata a ex-aluna.
Sobre a escolha pela Arte, Júlia diz estar satisfeita e contou com o apoio da escola para esta decisão. "Durante os dois anos em que estive na ETE, aprendi que Engenharia, Direito e Medicina não são os únicos caminhos para se ter sucesso na vida. Por isso, pude fazer minha escolha consciente na área das artes, sem me preocupar com o que dizem ser 'oportunidade perdida' de ter recusado a engenharia. Sucesso é relativo. E não depende exclusivamente do curso superior escolhido", finaliza.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.