11/09/2017
A menos de um mês para a PROJETE - Feira de Projetos Tecnológicos da ETE FMC - a movimentação é grande para finalizar os quase 130 projetos criados pelos alunos e que serão apresentados dias 05 e 06 de outubro, no campus da instituição.
A PROJETE é o auge do ano letivo para os cursos técnicos e também o momento mais esperado pelos estudantes. Eles apresentam seus protótipos e pesquisas para empresários, instituições de incentivo à ciência, tecnologia e educação, além de professores, familiares e toda comunidade.
Para o Coordenador da PROJETE, prof. Fábio Teixeira, um dos objetivos da feira é estimular o lado empreendedor dos alunos. “Cada equipe desenvolve e apresenta um protótipo como se fosse um produto a ser lançado no mercado. Para isso, é preciso realizar uma série de pesquisas e aplicar os conhecimentos compartilhados nas aulas e da vivência de cada um. Essa integração de experiências é de grande importância na aprendizagem do aluno, não só tecnicamente, mas para sua formação integral”. Tradicionalmente, a PROJETE é berço de muitas empresas de base tecnológica do Vale da Eletrônica e de outras regiões do país.
Segurança a Laser, BioHigro, Cozinha Inteligente, EletricBaby, Fazenda Automática, Sistema de Detecção de Vazamento, Hospital Tecnológico, BuSTech, Blue-Robô interativo para crianças com autismo, Estimulador de Circulação Sanguinea, Ecotênis, Lixeira eletrônica, Sistema de Energia Verde, Irrigação baseada na umidade do solo, Cidade Renovável, Energia Maré-Solar e Catraca Sustentável são algumas das diversas invenções desenvolvidas pelos alunos dos cursos técnicos diurnos e noturnos para a 37ª PROJETE.
A proposta da energia limpa é o pano de fundo da feira e está relacionada à campanha de sustentabilidade promovida pela instituição em 2017: Pense Verde. Pense ETE. Todo material de divulgação da feira é produzido em papel reciclato.
A PROJETE reúne projetos tecnológicos das áreas de automação, biomédica e telecomunicações, com soluções voltadas para agrotecnologia, tecnologia assistiva, domótica, utilidades, sustentabilidade, energia, entretenimento, IoT, wearable, segurança, app e educação.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.