15/09/2014
Recém-inaugurado, o laboratório montado na ETE tem equipamentos de última geração para estudos e pesquisas por estudantes e profissionais
Com o objetivo de desenvolver pesquisas e novas tecnologias, formar e capacitar mão de obra qualificada, a ETE FMC - Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” e a Pixel TI Indústria e Comércio de Produtos Eletrônicos acabam de inaugurar um laboratório com os últimos lançamentos da Pixel. Instalado em um espaço com 78m2 dentro da ETE FMC, o laboratório é equipado com roteadores, switchs, placas de rede, adaptadores USB, repetidores (utilizados para estender a transmissão de sinal wireless) e CPU’s, entre outros.
Toda a gestão do novo laboratório será de responsabilidade do Centro de Desenvolvimento e Negócios – CEDEN, que tem entre suas atividades a pesquisa e o desenvolvimento de circuitos eletrônicos. Além de uma equipe exclusiva de técnicos e engenheiros, altamente especializada em telecomunicações, automação e engenharia biomédica, além da participação de docentes da ETE.
Tanto a ETE como a Pixel estão localizadas na cidade de Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais, que, apesar de ser uma cidade com apenas 40 mil habitantes, é famosa por ser conhecida como o Vale da Eletrônica. A parceria começou em fevereiro deste ano, quando em uma primeira ação a Pixel cedeu equipamentos para que a escola tivesse cobertura de internet Wi-Fi. “A parceria beneficia os alunos da ETE, que poderão participar das aulas e treinamentos na estrutura do laboratório; os colaboradores da empresa Pixel também poderão usufruir de uma estrutura acadêmica e profissional, para a capacitação da mão de obra”, explica Alexandre Barbosa, diretor geral da ETE.
O laboratório já está à disposição dos alunos e colaboradores. “Esperamos capacitar mais estudantes e profissionais, para com isso contribuir para o crescimento, ainda maior, do Vale da Eletrônica”, completa Barbosa.
“A importância principal desse laboratório para a Pixel é que estaremos juntos a uma instituição de ensino, preparando técnicos e profissionais para o mercado de trabalho”, diz Cláudio Ribeiro, presidente da Pixel. “Também conseguiremos um feedback sobre nossos produtos, que serão usados e testados na ETE.”
A Pixel poderá utilizar o laboratório para realizar alguns treinamentos com colaboradores e funcionários da empresa, mas ainda assim, Ribeiro destaca: “o objetivo principal é preparar os estudantes para atuar na vida profissional”.
A ETE FMC oferece três cursos técnicos: Automação Industrial, Telecomunicações e Equipamentos Biomédicos. A instituição mantém outras parcerias, também no ramo industrial como o Instituto Nacional de Telecomunicações - INATEL, Ericsson Telecomunicações, Ericsson Gestão e Serviços, Clear CFTV, Empresa Sollus.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.