15/09/2017
Mais de 20 alunos do 1º ano dos cursos técnicos participaram de uma capacitação para monitores. O workshop foi ministrado no laboratório de Metodologias Ativas do Inatel, pelo prof. Dr. Carlos Alberto Ynoguti e pelos estagiários Gustavo Policarpo (ex-aluno da ETE) e João Paulo Semensato.
“A ideia surgiu da necessidade de treinar os estudantes para realizarem monitoria utilizando metodologias ativas, visando promover aprendizagens mais significativas para auxiliar os colegas. Este primeiro treinamento foi sobre como aplicar a ferramenta Moodle no processo de ensino. Esses estudantes ainda devem passar por outras capacitações especificas”, explica a orientadora educacional, Adriana Nolasco Ynoguti.
Os alunos que participaram do treinamento foram selecionados pela equipe pedagógica. Os critérios adotados foram: desempenho acadêmico, capacidade de comunicação, além de perfil para monitoria e interesse em ajudar os colegas.
Davi dos Santos Marcelino, do município de Cristina, foi um dos participantes. “Gostei muito do treinamento, recebemos todo material online e depois fomos para prática, simulando uma situação de sala de aula. Aprendi a passar as informações de uma maneira mais objetiva e a diferenciar as dúvidas. Gosto muito de fazer monitoria e aprendo mais ainda quando estou ajudando os colegas.”
O curso foi realizado em agosto e os certificados foram entregues pelo coordenador do ensino técnico, prof. Eduardo Abranches, no dia 15 de setembro.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.