15/12/2017
A solenidade do Governo de Minas destacou os melhores do esporte em 2017
O projeto social “Conexão Esportiva”, promovido pela Fundação Dona Mindoca Rennó Moreira, foi homenageado na solenidade do "Prêmio do Esporte Mineiro 2017", realizada dia 12 dezembro, em Belo Horizonte.
O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp) homenageou atletas, técnicos, entidades e diversas personalidades que contribuíram para o desenvolvimento e visibilidade do esporte mineiro.
O professor Eduardo Ribeiro, coordenador do projeto, esteve em Belo Horizonte para receber a medalha – símbolo do “Prêmio do Esporte Mineiro 2017” – que foi entregue pela Sra. Lais Mendes Monteiro, superintendente de Fomento e Incentivo ao Esporte do Governo de Minas Gerais.
“É uma alegria imensurável ver que nosso sonho se tornou um projeto destaque no desenvolvimento do esporte mineiro. O Conexão Esportiva foi escolhido entre cerca de 100 projetos de esporte educacional que são executados em todo território mineiro. Os critérios envolvem organização, número de modalidades, de crianças e adolescentes atendidos e também o baixo custo mensal por participante”, relata o prof. Eduardo.
O projeto Conexão Esportiva iniciou as atividades em 2016 e atende cerca de 500 alunos, com idade entre 5 e 14 anos, matriculados na rede de ensino de Santa Rita do Sapucaí.
A professora de Educação Física do Colégio Tecnológico Delfim Moreira, Valdineia Gonzaga Porto, reconhece o sucesso do projeto e menciona as melhorias dos alunos que dele participam: “A partir das aulas oferecidas pelo Conexão Esportiva, nossos alunos tiveram melhoras em todos os aspectos: cognitivo, afetivo e começaram a entender melhor as regras dos esportes oferecidos – tanto que em um campeonato de basquete do município foram campeões, graças ao excelente trabalho com os alunos”.
Annik Juliane Boiron, mãe de aluno, conta que percebeu melhorias no desenvolvimento do seu filho que participa das aulas de basquete: “Ele sente-se motivado, melhorou a autoestima e o desenvolvimento social.” Já Cláudia Lima, relata que sua filha se desenvolveu muito bem, tanto fisicamente quanto emocional. “Quero agradecer a todos envolvidos no projeto, pois vejo de perto o carinho dos professores durante as atividades”.
“Desejamos que este projeto consiga envolver ainda mais crianças do município, pois sabemos que o esporte pode auxiliar na formação humana de crianças e adolescentes, na inclusão social e na melhoria de qualidade de vida. Quero agradecer a toda equipe técnica, professores, estagiários, ao diretor da ETE, prof. Alexandre Barbosa, à Metagal, empresa apoiadora, a parceria com o Inatel, diretores e professores das escolas de Santa Rita do Sapucaí que tanto nos apoiam, como as famílias e nossos alunos. Essa medalha é nossa!”, finaliza o coordenador do projeto, prof. Eduardo Ribeiro.
O projeto Conexão esportiva é realizado por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte que integra o programa Minas Esportiva Incentivo ao Esporte, da Secretaria de Estado de Esportes e apoiado pela empresa Metagal. São oferecidas sete modalidades esportivas: atletismo, basquete, handebol, vôlei, futebol, futebol de salão e futebol americano. As aulas são realizadas na ETE FMC e no INATEL, parceiro do projeto.
Prof. Eduardo, coordenador do Conexão Esportiva, recebe a medalha da Sra. Lais Mendes Monteiro, superintendente de Fomento e Incentivo ao Esporte do Governo de Minas Gerais
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.