16/02/2023
A ETE FMC iniciou o ano letivo de 2023 com tudo aquilo que vem sendo sua marca registrada através de mais de seis décadas desde a sua fundação: inovação, criatividade e muito empenho. De olho na formação integral dos estudantes, a infraestrutura e a grade disciplinar passaram por melhorias, reforçando, assim, o compromisso da ETE de sempre oferecer um ensino de máxima qualidade, uma educação de excelência.
NOVAS DISCIPLINAS ELETIVAS
Disciplinas Eletivas são aquelas escolhidas livremente pelo aluno para que haja enriquecimento cultural, aprofundamento ou atualização de conhecimentos específicos que complementem sua formação acadêmica. Desse modo, o estudante é o sujeito ativo em sua formação, personalizando seu aprendizado na medida em que seleciona as disciplinas segundo suas afinidades, dons, talentos e objetivos.
Nesse ano, a ETE inseriu duas novas disciplinas eletivas, ambas referentes à arte e à cultura: aulas de Teatro, em parceria com a Sapucaí Criativos, e aulas de Dança, ministradas pela Academia de Dança Ândrea Falsarella.
TEATRO
Com o intuito de propiciar sociabilidade, autoestima, melhoria da comunicação verbal e da expressão corporal, a prestigiada Companhia de Teatro Sapucaí Criativos realizará oficinas, com formato diferenciado aos aspectos já trabalhados no TAETEC (Teatro Amador da ETE), com o intuito de desenvolver a criatividade, a consciência corporal, o autoconhecimento e as relações interpessoais.
DANÇA
A renomada Academia de Dança Ândrea Falsarella irá trabalhar, a partir de aulas semanais e com módulos trimestrais, na prática de Dança de Salão com ritmos como forró, samba, bolero, salsa, tango, valsa, dentre outros. A Academia de Dança Ândrea Falsarella existe há duas décadas, sendo ganhadora de diversos prêmios ao longo dos anos. Os benefícios da dança de salão são o aumento da consciência corporal, flexibilidade e psicomotricidade, além de desenvolver a socialização e o respeito.
ESPAÇO MAKER
Um espaço com 140m², constituído por 16 bancadas de trabalho com computadores, 4 grandes bancadas móveis para trabalhos manuais, 4 impressoras 3D, 2 máquinas de corte a laser e 2 máquinas CNC, isso é um pouco da dimensão do novo espaço da ETE previsto para ser inaugurado em março/23, o Espaço Maker.
Com o objetivo de fomentar nos jovens a cultura “do it yourself” ou “faça você mesmo”, latente em universidades estadunidenses, o Espaço Maker pretende trabalhar a autonomia e a segurança dos estudantes para criação de suas próprias peças a partir de equipamentos tecnológicos. O espaço comporta até 60 pessoas, possibilitando que os alunos desenvolvam projetos e modelos em 2D e 3D.
De acordo com a professora Ana Letícia Gomes Gonçalves, que também coordena o CEDEN ETE - Centro de Desenvolvimento e Negócios da ETE, o Espaço Maker contará com todos os recursos característicos de uma área do tipo "Faça Você Mesmo", com ferramentas como furadeira de bancada, furadeira de mão, parafusadeira e outras para trabalhos que envolvem metais, madeira, acrílico e papelão, além de todo maquinário já citado neste texto. “A importância é ter um espaço especialmente desenvolvido para estimular a prática "mão na massa", de aprender fazendo. Ou seja, testar conceitos e vivenciar experimentos e sentimentos. Com isso, a aprendizagem tem um significado mais profundo para o aluno”, revela a professora.
O Espaço Maker contará com 3 ambientes: sala das máquinas, área das bancadas e área de convivência, sendo esse último destinado à instrução de crianças da rede pública de ensino da região. Na segunda fase de implantação do projeto, existe a previsão de ampliação do local com uma área verde, aberta.
Inicialmente, o Espaço Maker será utilizado em cursos rápidos de modelagem e atividades interdisciplinares, tais como a PROJETE - Feira de Projetos da ETE FMC e o Hackathon (maratona de programação). Os recursos financeiros para equipar o Espaço Maker foram obtidos através do Projeto de Inserção Laboral para Jovens e Adultos, executado em parceria com a Fundação Fé e Alegria da Rede Jesuíta de Educação.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.