16/05/2024
Dentro da disciplina de Projeto de Vida, através do Projeto "Liderança Cidadã", os estudantes do 1º ano estão mergulhando no processo de autoconhecimento, compreendendo que a autonomia é uma jornada que se desenvolve ao longo da vida. Como parte desse aprendizado, eles têm a oportunidade de interagir com os idosos, reconhecendo o valor da experiência e da sabedoria acumulada ao longo dos anos.
Nesse sentido, as visitas semanais, programadas de março a novembro, proporcionam não apenas crescimento pessoal aos jovens, mas também momentos significativos para os idosos. Em grupos compostos por três alunos e um educador responsável, eles têm a chance de conversar, ouvir e compartilhar histórias, contribuindo, assim, para uma aprendizagem integral.
Além disso, no 2º ano, a proposta se estende ao conhecimento da sociedade em que estamos. Os alunos, divididos em grupos, tiveram um tempo, em sala de aula, de apresentação da proposta de trabalho do CASI (Centro de Apoio Sócio Infantil) e, a partir disso, semanalmente se dedicam a oferecer atenção e desenvolver brincadeiras às crianças atendidas pela instituição. Essas brincadeiras não apenas divertem, mas também fortalecem vínculos e contribuem para a aprendizagem integral de todos os envolvidos.
Essas atividades de voluntariado refletem o compromisso da ETE não apenas com o desenvolvimento acadêmico, mas também com a formação de cidadãos conscientes e solidários, capazes de compreender e valorizar a diversidade e as diferentes fases da vida.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.