16/09/2011
Projeto Social Sinhá Moreira (1o Dia de Aula)
No dia 12 de setembro, segunda-feira, teve início na ETE FMC o Projeto “Aulas para o Futuro”, parte integrante do Projeto Social Sinhá Moreira que visa buscar o aperfeiçoamento de algumas habilidades desenvolvidas nas disciplinas Português e Matemática das séries finais do ensino fundamental e oferecer iniciação à Eletrônica. Este projeto é destinado a alunos do atual 9º ano, indicados pela direção das escolas dentro dos critérios de carência, rendimento escolar e de comportamento. Pretende-se, no final do trabalho, melhorar a leitura, a interpretação e produção de textos, a resolução de problemas matemáticos e rudimentos de eletrônica. Este ano, a ETE recebeu 165 alunos que foram divididos em 4 turmas e tiveram sua primeira aula de apresentação da ETE FMC no Anfiteatro, feita pelo Diretor Pedagógico, Prof. Alexandre Loures Barbosa, e logo após, participaram de uma dinâmica na Capela, coordenada pelo Diretor de Formação Cristã e Comunitária, Pe. José Ramón Fernández de la Cigoña. Participam deste projeto os professores: Márcia Faria Salomão (Português), Adamo Rameris Gonzaga Barbosa (Matemática) e Daniel Espíndola Machado (Fundamentos de Eletricidade). Os alunos participantes são das seguintes escolas: E. E. Dr. Delfim Moreira (Grupão), E. E. Sinhá Moreira, E. E. Sanico Teles, E. E. Dr. Luiz Pinto de Almeida, Instituto Presbiteriano de Educação (IPE), E. M. Dr. José Ribeiro de Carvalho, E. M. Valéria Junqueira Paduan (CEMPAC), Colégio Tecnológico Delfim Moreira (CP1), E. M. Pio XII (Pouso Alegre), e Mosenhor José Paulino (Pouso Alegre). As aulas irão até dia 18 de novembro de 2011.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.