17/05/2013
O Professor João Paulo Sampaio, até então, o Coordenador do Ensino Médio da Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa é o novo Diretor Pedagógico da instituição. O anúncio foi feito pelo Diretor Geral, Prof. Alexandre Loures Barbosa, na segunda-feira, 13, em reunião com o corpo docente. O motivo desta nomeação, é que o Prof. Alexandre estava acumulando a Direção Pedagógica com a Diretoria Geral e a escolha pelo Prof. João Paulo se deve ao fato dele já estar bem familiarizado com o contexto da ETE.
O novo Diretor Pedagógico explica que a linha de trabalho continua basicamente a mesma. “Não vai mudar muita coisa porque já trabalho na Coordenação com os professores do Curso Médio. O que será necessário e me interar mais efetivamente com a área técnica, creio que farei isso com tranquilidade, pois já trabalho junto com o Coordenador do curso Técnico, Prof. Eduardo Abranches.”
João Paulo é professor de História e leciona há 10 anos na Escola, sendo que nos últimos 5 anos esteve à frente da Coordenação do Ensino Médio da ETE FMC. “Vou precisar, a partir de agora, além de interagir mais com o curso técnico, me interar ainda mais dos trabalhos de Secretaria Acadêmica, Serviços de Orientação Pedagógica e Legislação. Estou certo de que essa transição será rápida, pois minha experiência na Coordenação da ETE e na direção de uma escola pública, no ano de 2008, serão, certamente, de muita valia”, esclarece o novo Diretor Pedagógico.
Natural de Barra Mansa/RJ, João Paulo Sampaio também é ex-aluno da ETE, vindo para Santa Rita do Sapucaí em 1985, com o objetivo de estudar eletrônica. “A ETE sempre foi muito bem conhecida na minha região e naquela época não havia muitos cursos técnicos espalhados pelo país, portanto era comum as famílias mandarem os filhos para cá. E no meu caso, meu pai que também é professor, fazia muita questão que eu viesse estudar na ETE. Sua grande preocupação era que eu tivesse uma excelente formação profissional e humana, diferenciais que sempre foram a marca da ETE.”
Após concluir o curso Técnico de Eletrônica, João Paulo trabalhou em grandes empresas por mais de 10 anos, nas diversas áreas como telecomunicações, transmissão de TV, recepção de satélite e TV a cabo.
O convite para assumir a Diretoria Pedagógica foi feito à cerca de um mês e desde então, Prof. João Paulo conta com total apoio do Diretor Geral, Alexandre Barbosa. “O Prof. Alexandre, com toda sua experiência, se prontificou a auxiliar e vem ajudando bastante, principalmente nesta fase de transição. E para continuarmos a realizar um bom trabalho, conto com o apoio dos professores, alunos, família e funcionários”, conclui.
Da esquerda para a direita: Pe. Elcio J. de Toledo, Reitor da ETE FMC; Prof. João Paulo Sampaio, novo Diretor Pedagógico; e Prof. Alexandre L. Barbosa, Diretor Geral.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.