17/08/2012
Abertos os Jogos da Acoje 2012
(por ASCOM - Colégio Loyola)
Uma belíssima cerimônia - com a presença de representantes de todas as escolas jesuítas da Província Brasil Centro-Leste e da Diretora Executiva da Associação dos Colégios Jesuítas (ACOJE), professora Sônia Magalhães - marcou a abertura da 15ª edição dos Jogos Intercolegiais Jesuítas 2012, na noite desta quinta-feira, no Colégio Loyola.
As escolas começaram a desembarcar no Colégio Loyola no meio da tarde. A concentração começou às 18h30, com muita animação e batucada, e, pouco depois das 19h, teve início o desfile das delegações. A primeira escola a contornar o complexo esportivo foi o Colégio Anchieta, de Nova Friburgo, e a última foi a anfitriã, conduzida por sua mascote Lobato.
Após o momento cívico, com execução do Hino Nacional e hasteamento da Bandeira do Brasil, um momento de grande comoção. Com as luzes baixas e ao som de Vangelis - “A conquista do paraíso”, rememorando o espírito das grandes competições esportivas, foi acesa a tocha olímpica, seguida do Juramento do Atleta.
Dando prosseguimento à cerimônia, Padre Germano Cord Neto SJ, reitor e diretor geral, falou sobre a importância dos Jogos Intercolegiais Jesuítas para a integração dos alunos das escolas da Companhia de Jesus e declarou oficialmente aberta a competição, que mais que a disputa, privilegia o trabalho em equipe e a superação.
De acordo com a professora Sônia Magalhães, Diretora Executiva da Acoje, a atividade é “uma forma de educar essa meninada para uma competição que significa mais superação individual e das equipes do que a vitória de um sobre a derrota do outro”. Para ela, “o que os alunos aprendem numa experiência como essa é que um espaço de confraternização e de jogo não é só um espaço de competição, mas de aprender que a gente sempre busca fazer o melhor que a gente pode”.
Para encerrar, um show à parte. No embalo de música eletrônica, Lobato conduziu até o centro da quadra poliesportiva uma trupe de circo, que encantou a todos com números de acrobacias e malabarismos.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.