17/09/2019
Na noite de 16 de setembro, a Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” foi homenageada, na Câmara Municipal, pelos seus 60 anos de fundação e serviços prestados ao povo de Santa Rita do Sapucaí.
A Moção de Congratulações, de autoria do vereador João Paulo Sampaio, também professor e ex-aluno da instituição, destacou a importância da primeira escola técnica de eletrônica da América Latina e a sétima do mundo, aliando tradição e dinamismo em ensino e pesquisa há 60 anos.
“A ETE FMC nasceu de um sonho. Um sonho da visionária Sinhá Moreira, que no final de sua vida, vislumbrando um futuro diferente para os jovens de sua terra, idealizou uma escola técnica que mudaria os rumos desta cidade e a transformaria em polo tecnológico, o Vale da Eletrônica. Hoje, com modernas salas de aula e laboratórios, a ETE realiza investimentos constantes para que seus alunos tenham uma educação da mais alta qualidade. Seu modelo de educação, com base nas dimensões do Paradigma Pedagógico Inaciano, realiza a caminhada educativa em busca da excelência acadêmica e humana, garantindo a formação integral aos discentes”, ressalta o vereador. E continua: “Graças à visionária Dona Sinhá Moreira e a excelentes administradores, educadores e servidores, nossa Escola é hoje uma referência no mundo todo”.
Nesta ocasião, Padre Elcio de Toledo, Diretor de Formação Cristã, usou a tribuna para agradecer a homenagem. O prefeito, prof. Wander Wilson Chaves, ex-aluno da ETE FMC, também fez um emocionante discurso em um paralelo de sua história pessoal com a instituição.
Também estiveram presentes o Coordenador do Ensino Técnico, prof. Eduardo Abranches, professores, colaboradores e alunos da instituição, além de várias autoridades: Prof. Carlos Nazareth Motta Marins, Diretor do Inatel, Prof. José Geraldo de Souza, Presidente da Finatel, Dr. Daniel Teixeira, Presidente da OAB, Prof. José Cláudio Pereira, representante da FAI, entre outros presentes.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.