18/06/2015
ETE promove Fórum Inaciano e discute ações de voluntariado
Com o tema “Ser para os demais”, alunos e colaboradores da Escola Técnica de Eletrônica participaram do primeiro Fórum Inaciano promovido pela escola e tiveram a oportunidade de conhecer melhor algumas instituições beneficentes de Santa Rita do Sapucaí.
O debate, de iniciativa da Formação Cristã, aconteceu na Casa Nossa Senhora da Paz, dia 11 de junho, e foi moderado pelo Diretor Pedagógico, Prof João Paulo Sampaio. O foco da discussão girou em torno das ações de voluntariado, quando os representantes das instituições resolveram iniciar esse trabalho social.
Segundo a Coordenadora de Formação Cristã, Prof. Anatália Duarte Lopes, o objetivo do Fórum foi mostrar aos participantes que, se há uma vontade, basta investir. “Se existe o desejo de fazer o bem, precisamos cultivar esforços para fazê-lo dar fruto”.
As instituições presentes foram: Associação Novo Estilo de Vida “Viver Feliz”, Sociedade de Assistência aos Pobres – Asilo, Associação “São Vicente de Paulo” – Vicentinos, Associação Casa Emanuel, Associação do Voluntariado de Santa Rita do Sapucaí - Movimento para a Vida, e Casa Viva.
Outros assuntos também foram abordados, como a história da instituição, atividades realizadas, público atendido, as necessidades, entre outros.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.