18/08/2017
O Festival de Basquete 3x3, promovido pelo Conexão Esportiva, foi realizado no último sábado, dia 12 de agosto, no ginásio poliesportivo do INATEL. Quase 50 jovens participaram do torneio que teve a presença especial da campeã mundial e medalhista olímpica, Alessandra Santos de Oliveira, madrinha do projeto.
O Festival foi divido em três categorias: misto sub-12, feminino sub-15 e masculino sub-15 e, além dos participantes do projeto, também participaram outras equipes de Santa Rita do Sapucaí, Piranguinho e Extrema.
Gustavo Grespan é um dos integrantes do time de Extrema, campeão no masculino sub-15, e conta que vieram preparados para a competição. “Treinamos há bastante tempo com muita dedicação e esforço. Participar de festivais é um importante incentivo à pratica esportiva e estimula o atleta a estar focado”.
André Betsa, instrutor do projeto, conta que a participação da Alessandra fui muito motivadora. “A Alessandra foi demais. Ela realmente se envolve, entra em quadra e joga com os alunos. Apitou alguns jogos e fez a premiação. Aprendemos muito com ela”.
O basquete 3x3 é uma nova modalidade olímpica e estará presente nos jogos de Tóquio, em 2020. Diferente do jogo convencional, o 3×3 é disputado em uma quadra com a metade do tamanho oficial, mantendo as demarcações originais. As equipes são reduzidas de cinco para três integrantes.
“Fazer parte deste projeto, estar com os jovens e interagir com todos foi uma imensa gratidão, pois nos divertimos com entusiasmo e respeito, tanto na vitória como na derrota. Essa é uma das mais importantes lições do esporte. Sinto muito orgulho de ser madrinha do Conexão Esportiva e ver cada vez mais pessoas se envolvendo com o esporte”, finaliza Alessandra.
Sobre o Conexão Esportiva
O Conexão Esportiva oferece sete modalidades esportivas: atletismo, basquete, handebol, vôlei, futebol, futebol de salão, e futebol americano. As aulas são realizadas na ETE FMC e no INATEL, parceiro do projeto.
O projeto é realizado por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte que integra o programa Minas Esportiva Incentivo ao Esporte, da Secretaria de Estado de Esportes e apoiado pela empresa Metagal.
Podem participar estudantes matriculados na rede de ensino de Santa Rita do Sapucaí, com idade entre 5 e 14 anos. Quase 500 alunos já são beneficiados com o projeto e ainda existem algumas vagas.
Para mais informações ligue (35) 3473-3600 – ramal 635.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.