ETE FMC NO HACKTOWN 2023

18/09/2023

O Hacktown esteve na ETE e a ETE esteve no Hacktown, o maior festival de inovação da América Latina. A edição 2023 reuniu mais de 800 atividades simultâneas nos 4 dias de evento (17 a 20/08) e a ETE foi, mais uma vez, o local onde se concentrou a maior parte da programação.

Um público de mais de 40.000 pessoas pode conferir palestras, painéis, workshops, shows, exposições, mostras e uma feira de negócios no Campus ETE FMC.
A ETE FMC, há anos, é uma das maiores apoiadoras do Hacktown, e a sólida parceria com a realização do evento permite que os alunos da Escola tenham acesso à programação que acontece internamente na Instituição, integrando os estudantes neste ambiente formativo, de criatividade, tecnologia e inovação.

Vários profissionais da Escola, experts em suas respectivas áreas, partilharam seus conhecimentos com o público, com interessantíssimas palestras no Espaço ETE FMC:

  • “Você não será lembrado sem storytelling” (Prof. Lucas Palhão - Narrativas Gamificadas) – Eventualmente, todos temos que fazer apresentações. Mas fazê-las bem e torná-las memoráveis: essa já é outra história. Somos tão bombardeados por informações de todos os lados que, quando temos que produzir algum conteúdo, acabamos fazendo o mesmo: jogando bombas. É possível usar a criatividade para apresentar, de forma diferente e de acordo com o seu público, tornando tudo o que você disser mais relevante na vida de seus espectadores.
  • “PROJETE: experiência de prática pedagógica inovadora” (Prof. Eduardo Abranches - Coordenador do Ensino Técnico) – Um estudo de caso de ferramenta pedagógica multifacetada na ETE FMC, focada em aprendizagem ativa, desenvolvimento de habilidades interpessoais, protagonismo dos estudantes e interação com o universo das tecnologias fora da sala de aula. A feira contribui para a formação integral dos docentes, preparando-os não apenas como técnicos competentes, mas também como pensadores criativos, conscientes, compassivos e comprometidos. Apresentação da PROJETE como uma experiência inovadora para inspiração de práticas em diferentes contextos.
  • “Hackathons na Educação: uma oportunidade como ferramenta pedagógica” (Prof. Ana Letícia Gonçalves - Lab. de Projetos / Tec. de Telecomunicações / Sistemas Digitais) – Os Hackathons, muito comuns no ambiente corporativo, vêm se tornando mais comuns no ambiente educacional. Bate-papo sobre a experiência de organizar, há mais de 5 anos, esse tipo de evento para os alunos de ensino médio técnico da ETE FMC.
  • “IA e Visão Computacional: O que os computadores já podem ver?” (Prof. José Andery - Linguagem de Programação) – Visão Computacional é a capacidade de um computador retirar informações de uma imagem. Com o avanço da Inteligência Artificial, algoritmos de Visão Computacional cada vez mais poderosos estão surgindo no mercado, aplicados às mais diversas áreas, da saúde até a arte. Mas a que ponto estamos? O que já é realidade e o que ainda é especulação? E até onde podemos chegar? Uma viagem desde os conceitos básicos até ao estado da arte na matéria.
  • “A Educação 4.0 no contexto da ETE FMC” (Douglas Papale - Controller) – Abordagem de estratégias e ações essenciais para transformar escolas na era da Educação 4.0, onde as metodologias inovadoras e a tecnologia são cruciais na preparação dos alunos para um futuro complexo e digital. Demonstração de práticas concretas que impulsionam essa mudança, como aprendizagem ativa, ensino personalizado, uso criativo de recursos digitais e colaboração interdisciplinar, usando a ETE FMC como exemplo.
  • “Uma escola além dos muros: A atuação de impacto da ETE FMC na comunidade de Santa Rita do Sapucaí” (Fabiana Lima - Mobilizadora de Recursos) – As Organizações da Sociedade Civil - OSCs cumprem uma função social fundamental, contribuindo fortemente para o desenvolvimento das comunidades nas quais estão inseridas. Case da Escola Técnica de Eletrônica - ETE FMC, apresentando as diversas ações sociais promovidas pela instituição, sua articulação com os agentes locais e o seu poder de impacto, em especial na garantia da Educação de Qualidade, que é um dos Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
  • “Os processos de ensino e de aprendizagem e os (des)arranjos nos fluxos escolares” (Prof. Caroline Almeida - Coordenadora do Ensino Médio) – O que os processos de ensino, de aprendizagem e avaliação tem a ver com os fluxos escolares dos estudantes? Os paradigmas educacionais e os fatores de interveniência como reflexos nos fluxos escolares.
  • “Aprendizagem colaborativa: em busca da formação integral” (Adriana Nolasco Ynoguti - Orientadora Educacional) – Como a aprendizagem colaborativa pode contribuir para a formação integral? Caminhos possíveis para a transformação de ambientes de aprendizagem do Ensino Médio em locais propícios para trocas efetivas de conhecimentos e desenvolvimento de soft skills: protagonismo, habilidade de interação, autonomia, empatia, respeito mútuo, liderança, resolução de conflitos, resiliência, partilhas de conhecimentos e de ideias
  • “Os desafios da ventilação pulmonar em uma pandemia global” (Prof. Matheus Gatti - Inglês / Computação Gráfica / Equipamentos Médicos Hospitalares) – Em um cenário pandêmico não tão distante, lutávamos (e esperávamos) para que os sistemas de saúde aguentassem toda a demanda causada pelo Covid-19. Alguns aguentaram, outros nem tanto. Após o fim da pandemia, segundo a OMS, talvez seja o momento ideal para avaliarmos como a ventilação pulmonar enfrentou os desafios propostos pela crise sanitária e o que podemos aprender para situações futuras.

A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.

Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.

Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.

A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.

NOSSOS CANAIS


ete@etefmc.com.br
(35) 3473-3600

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a ETE FMC a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades.