18/10/2019
Workshop da Rede EmprendeSUR reúne congressistas de toda a América Latina
O XIII Workshop da Rede EmprendeSUR aconteceu no Inatel, de 15 a 18 de outubro. O evento reuniu congressistas de toda a América Latina para discutir ações empreendedoras nas áreas de Educação, Agricultura e Gestão Pública.
O congresso EmprendeSUR contou com apresentação de trabalhos acadêmicos em formato de artigos e pôsteres, painéis para apresentação, debate de iniciativas inovadoras que tenham modificado comunidades, palestras, sessões temáticas, mesa redonda e passeios turísticos pela cidade, inclusive no Campus ETE FMC.
O Coordenador de Ensino Técnico da ETE, Prof. Eduardo Abranches, expôs o artigo “PROJETE: Experiência de Prática Pedagógica Inovadora” e citou a oportunidade de apresentar metodologias ativas aplicadas na instituição: “Foi uma excelente oportunidade de apresentarmos e discutirmos boas práticas sobre educação e empreendedorismo com profissionais renomados de diversos países, ressaltando o impacto social no meio acadêmico e na comunidade”.
Outro docente da ETE FMC, Prof. Douglas Papale, também participou do congresso com o artigo “A Aplicação do PM Canvas e a Prática de Startups nos Cursos Técnicos em Eletrônica, na Disciplina de Atividades Práticas Programadas” e ressaltou a importância da troca de experiências para a formação do educador: “Participar de um congresso internacional como o EmprendeSUR traz grandes benefícios para a formação profissional no que refere-se a atualização de metodologias, práticas e ferramentas. Muitos dos temas apresentados possuem aplicabilidade em nossa instituição e contribuirão para melhoria em nosso currículo”.
Já o professor de Educação Física, Eduardo Ribeiro, fez a mediação do Painel de Prefeitos com o tema “O Poder das Cidades” abordando como uma cidade empreendedora pode influenciar a trajetória profissional e pessoal: “Tive a oportunidade de contar um pouquinho da minha história, desde a minha saída de Itajubá, as cidades onde eu vivi e como Santa Rita do Sapucaí me instigou na minha área de atuação, a educação desportiva, relacionada ao empreendedorismo e inovação.”
Prof. Ana Letícia Gonçalves, Coordenadora da PROJETE e da Maratona de Programação Hackathon, também participou do Congresso EmpredeSUR com o artigo “Hackathons e a Educação no Contexto da Cultura Digital”.
O congresso contou com a participação de mais de 200 congressistas de oito países e 43 diferentes instituições, trouxe o tema “Cidades Criativas, Cidades Felizes”, em referência ao grande movimento que acontece todos os anos em Santa Rita do Sapucaí e que envolve diversas ações e eventos ligados à cultura, tecnologia, educação e inovação.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.