18/10/2022
Estudantes de 12 unidades de ensino da Rede Jesuíta de Educação (RJE) se reuniram em Caxias do Sul (RS) na Casa da Juventude do Colégio Anchieta, para o 5º Encontro de Formação Integral da Rede. O evento, que aconteceu entre os dias 3 e 12 de outubro, contou com duas jovens representantes da ETE FMC: Tarsila Dias Botelho e Sofia Nassar Barreto. O objetivo do Encontro foi auxiliar na formação integral dos estudantes da RJE, fortalecendo as dimensões ética, comunicativa, sociopolítica, afetivo-emocional e espiritual-religiosa dos alunos.
As atividades foram planejadas tendo como base a conexão com Deus, sendo inspiradas na história de conversão de Santo Inácio de Loyola, onde cada dia do EFI relembrou uma etapa da trajetória do jesuíta. Segundo o Secretário Executivo da RJE, Pedro Risaffi: “Conforme os alunos se aprofundavam no processo de conversão de Inácio, vivenciam também uma peregrinação interna, em um processo de autoconhecimento com diversas dinâmicas e atividades.”
Os dias em Caxias do Sul foram repletos de trocas de experiências, compartilhamento e imersões, onde os jovens puderam participar de vivências que desenvolvem temas como voluntariado, técnicas de oratória e liderança, meios de comunicação e autoconhecimento. As dinâmicas foram realizadas utilizando, inclusive, formas lúdicas como música, dança e outras expressões artísticas, com intuito de colocar os estudantes em um contexto de reflexão sobre a própria vida.
Depois de dois anos sem o EFI, em decorrência da pandemia, esta edição tem uma importância muito especial para todos os envolvidos. Além da ETE FMC (Santa Rita do Sapucaí – MG), participaram representantes dos colégios: Anchieta (Porto Alegre – RS), Catarinense (Florianópolis – SC), Santo Inácio (Rio de Janeiro – RJ), Medianeira (Curitiba – PR), Antônio Vieira (Salvador – BA), São Luís (São Paulo – SP), Santo Inácio (Fortaleza – CE), Diocesano (Teresina – PI), Loyola (Belo Horizonte – MG), Jesuítas (Juiz de Fora – MG) e a Escola Santo Afonso Rodriguez (Teresina – PI).
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.