19/02/2015
Taís Margonato pesquisou muito sobre as opções da área, antes de optar pela Zootecnia. A importante decisão sobre que profissão trilhar foi feita após conhecer a possibilidades de cada área e avaliar se as matérias estudadas pela faculdade vinham de encontro às suas aspirações. “Eu sempre me interessei por animais e principalmente por genética. Até pesquisar sobre a Zootecnia, não sabia o que iria cursar.” – conta a ex-aluna da ETE FMC.
Ao ter certeza sobre sua opção, Tais realizou as provas do Enem, prestou vestibular na Unesp e também na USP. Muito bem preparada, a estudante foi aprovada, em primeira chamada, nos três vestibulares.
Quando relembra os fatores determinantes para a aprovação em algumas das mais concorridas universidades do país, Taís afirma que a preparação que recebeu foi fundamental para o seu sucesso: “A ETE contribuiu muito! Foi notória a ajuda que eu tive da professora de biologia, Ana Claudia, que sempre acreditou em mim e me ajudou até o final. Também ressalto o incentivo dos professores e funcionários que me permitiram não perder as esperanças e manter o foco. Devo dizer que os fatores principais para o meu sucesso foram o estudo e a ajuda de um antigo aluno da ETE, Jackson Rondinelli, que me ajudou a montar uma planilha de estudos. De domingo a domingo eu estudava as apostilas, lia noticias e, toda sexta, na sala da Cecília, fazia provas do Enem, Unesp e USP, para acostumar com o cansaço físico e mental que acompanha o vestibular de qualquer faculdade.”
A aluna também afirma que o crescimento adquirido na ETE irá servir de base para o seu Estudo na USP: “A base que obtive contribuirá, principalmente, nas disciplinas de biologia e química, pois os professores sempre foram atenciosos nas minhas duvidas, o que me proporcionou facilidade nas duas matérias.”
Aprovada em décimo segundo lugar na Universidade Federal do Mato Grosso pela nota do Enem, em vigésimo sexto pela Unesp e em colocação não revelada pela USP, a bem sucedida aluna dá a receita para o sucesso: “ O mais importante é a organização nos horários de estudo e a determinação para cumpri-los. Também é preciso não se abater por comentários de pessoas ao seu redor, pois o sucesso é você quem vai alcançar. Mais importante do que tudo, sempre acredite no seu potencial, porque aqueles que fizerem por merecer, vão conseguir o que desejam.
Quando relembra os tempos de ETE, ela conta que sentirá saudade e recorda o que diferencial da instituição em relação às demais: “A ETE não é apenas um local de estudo. Lá, podemos participar de muitos eventos que proporcionam a socialização e o crescimento individual do aluno.”
A ETE FMC
Fundada em 1959, a ETE FMC é uma escola integrante da Cia de Jesus, mais tradicional Rede de Colégios do país. Com uma educação pautada em três dimensões – Formação Integral ou Humana, Tecnologia e Preparo para o Vestibular – a instituição oferece um ensino que abrange todas as necessidades dos alunos para que se tornem pessoas preparadas para encarar a vida, dotadas de valores éticos e alinhadas com as últimas tendências tecnológicas.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.