19/05/2017
“Qual é a comunidade em que eu sirvo como líder”? Esse foi o tema proposto para o II Encontro de Liderança, realizado dia 15 de maio, que deu continuidade ao trabalho desenvolvido com as lideranças estudantis da ETE FMC: representantes de classe, de Formação Cristã, integrantes do Grupo de Vida Cristã (GVX), do Grêmio (GEETE) e demais alunos interessados em refletir o assunto.
O encontro foi inspirado no texto "Comunidade de líderes: Corpo para a Missão", de autoria do Padre Adroaldo, SJ, Diretor do Centro de Espiritualidade Inaciana. “Os jovens foram convidados a analisar as características marcantes de um líder inaciano. Em seguida, o grupo, foi motivado a pensar sobre qual obra e ações desejam atuar”, explica Lucas Navaroli, agente de Formação Cristã.
Segundo Lucas, todos os presentes fizeram uma auto-avaliação sobre quais dificuldades e potencialidades têm sido percebidas perante a liderança que assumiram, e cita um pensamento de Santo Inácio: “O meio mais eficaz para despertar e exercer a liderança é o conhecimento de si mesmo: uma pessoa que tem consciência dos seus valores, sabe o que quer, que se fundamenta em determinados princípios e enfrenta o mundo com uma visão coerente de vida. A conduta do líder se desenvolve de maneira natural uma vez assentada sobre estas bases”.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.