Feira EISF, da Escócia, convida alunos da ETE para exposição

19/09/2013

 

O projeto Heart Solution dos alunos Alexandre Folquito Miziara, Jaqueline Fernanda Siqueira e Marcos Henrique Bontempo, sob orientação do Professor José Manoel de Oliveira Medeiros, e coorientado pelo professor do Inatel, Carlos Alberto Yonoguti foi selecionado para participar da Edinburgh International Science Festival (EISF), na Escócia.

O Heart Solution - Criação e Interpretação de um Coração Eletricamente Artificial - foi desenvolvido para a PROJETE 2012, e conquistou o segundo lugar na categoria engenharia na Febrace 2013. "A ideia veio através do Professor Álvaro (disciplina de Equipamentos Médico-Hospitalares da ETE FMC), que nos disse que a área acadêmica precisaria de um aparelho que simulasse as atividades do coração humano. O grupo aceitou o desafio e criou o protótipo.", explica o aluno Marcos Bontempo.

Para o orientador Prof. José Manoel, a PROJETE vai além da aplicação mercadológica do protótipo e evidência o potencial da pesquisa. "A Escola exige do aluno uma pesquisa que fundamente o projeto, e a fundamentação cientifica precisa de embasamento; o protótipo carrega grande quantidade de informações em torno da ideia. No caso do Heart Solution conseguimos reunir informações do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dados da medicina mais sofisticada do Brasil, como da USP, e isto permitiu que a equipe gerasse uma solução inédita, visando potencializar a área de pesquisa cardiovascular", explica o professor.

E este não é o primeiro evento internacional que o Heart Solution é convidado. "Também já fomos convidados para expor nosso projeto na Expo-INGENIERIA - Feira Nacional de Tecnologia - na Costa Rica, que já acontece agora em outubro", conta o aluno Alexandre.

 

O Festival

 A Edinburgh International Science Festival (EISF), acontece entre os dias 05 e 20 de abril de 2014, na cidade de Edinburgh, na Escócia - Reino Unido.  É um dos mais tradicionais festivais científicos do mundo, idealizado e organizado pela Edinburgh Science Foundation com apoio do Governo da Escócia e de inúmeras instituições de renome no campo da Ciência, Tecnologia e Inovação do Reino Unido.

O projeto foi selecionado pela Rede POC - Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento - para integrar a delegação brasileira na 26ª edição que contará pela primeira vez com a participação de brasileiros tendo seus projetos de pesquisa incluídos na programação oficial.

Jaqueline Siqueira conta que não esperava todo esse reconhecimento: "Esse convite é muito importante, vamos representar a delegação brasileira e são poucos projetos selecionados. Sempre acreditamos no nosso trabalho, mas não esperávamos toda essa repercussão".

 

Os jovens pesquisadores

Alexandre Folquito Miziara é natural de Curitiba/ PR e mora em Santa Rita do Sapucaí há 5 anos. Com 16 anos, está no 3º ano de Automação Industrial e destaca a metodologia da Escola de Eletrônica: "O ensino técnico é excelente, os professores são muito bons e nos apóiam sempre, além das oportunidades que a Escola nos oferece com cursos extracurriculares. Na Projete colocamos em prática tudo que aprendemos ao longo do ano e aplicamos nossos conhecimentos para desenvolver nossas idéias. Entramos na ETE e mudamos a mentalidade, aprendemos a estudar e administrar nosso tempo, já que temos a oportunidade de participar de várias atividades". E Alexandre pretende seguir carreira: "Vou prestar vestibular em universidades federais para Engenharia da Automação".

Jaqueline Fernanda Siqueira é de Santa Rita do Sapucaí, tem 17 anos, está no 3º ano de Telecomunicações, e ressalta o suporte que recebe da Escola. "Desenvolvemos nosso projeto com os conhecimentos adquiridos ao longo do ano, e nas dificuldades, sempre encontrávamos professores dispostos a nos orientar. Na ETE temos suporte para tudo, não só na área técnica. Além do excelente ensino, aprendemos a trabalhar em grupo e conseguimos lidar com pessoas de pensamentos bem diferentes dos nossos". Jaqueline talvez siga carreira profissional na área de Telecomunicações: "Ainda estou com dúvidas se presto vestibular para Engenharia de Telecomunicações ou Odontologia"

Marcos Henrique Bontempo é natural de Bragança Paulista, mas mora em Santa Rita do Sapucaí há 10 anos. Com 16 anos está no 3º ano de Telecomunicações, também ressalta a formação integral do aluno. "A ETE completa todas as minhas necessidades de aprendizado e possibilitou o aprimoramento e capacitação de competências. Foi por meio das atividades propostas que desenvolvi minhas noções de responsabilidade e principalmente o valor dado ao trabalho e esforço. A escola é incomum quanto às oportunidades oferecidas, por permitir não apenas a didática teórica, mas a prática, dificilmente encontrada nas outras escolas." Marcos também pretende seguir carreira em Engenharia de Telecomunicações.

 

 

A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.

Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.

Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.

A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.

NOSSOS CANAIS


ete@etefmc.com.br
(35) 3473-3600

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a ETE FMC a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades.