19/09/2022
Nos últimos 4 dias, cerca de 30mil pessoas passaram pela ETE FMC durante o HackTown, ou seja, próximo à população da cidade, com 44mil habitantes. A Escola abrigou grande parte dos eventos, com mais de 150 atrações, entre palestras, estandes, workshops, feira de produtos indígenas, vivências espirituais no espaço aberto, além de sediar a abertura e o encerramento do HackTown 2022.
O resultado da mudança de rotina foi visível nos alunos, os jovens caminhavam entusiasmados e vibrantes pelos espaços da Escola, vendo robôs, conversando com indígenas, tendo acesso às tecnologias das empresas expositoras da feira Hello World e às experiências do Espaço Elemento, local onde ocorreram vivências culturais, espirituais e artísticas. Athos Massafera Barros, estudante 2º Ano Médio Técnico, sem dúvida foi um desses estudantes empolgados com a oportunidade: “Experiência incrível, uma oportunidade para entender a high-tech desenvolvida no mundo e avançar com os projetos da PROJETE."
Thainá Ramos, aluna também do 2º Ano Médio Técnico, conta que a participação no evento abriu novas perspectivas de atuação para ela: “Tudo muito mágico, conheci muita coisa, como a bancada da Exsto e também um estande que mostra a tecnologia ajudando em problemas do coração. Quero fazer Equipamentos Biomédicos e eu fiquei com muita vontade de trabalhar com isso”.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.