21/11/2020
Uma equipe de alunas da ETE, inspiradas pela PROJETE, foi premiada na competição "Juntas somos mais forte", um desafio para ideias desenvolvidas por meninas, promovido pela Comunidade “Força Meninas”. Essa é a única premiação brasileira de alto desempenho que visa contemplar meninas de destaque que fazem a diferença no mundo a partir de seus projetos e ações que resolvam alguns dos desafios propostos: saúde, educação e emprego, combate e violência, meio ambiente, ciência e tecnologia.
“Força Meninas” (@frmeninas) é uma comunidade inspirada pela diretriz das Nações Unidas que busca empoderar meninas e ensiná-las habilidades específicas para que possam protagonizar no futuro ao ter uma participação plena e efetiva no mundo. Segunda a aluna Paula Silva, integrante da equipe, um dos prêmios é uma mentoria oferecida pela curadoria da comunidade Força Meninas e um curso em parceria com a Silicon House, organização do Vale do Silício (EUA) que auxilia mulheres empreendedoras.
?Dentre todos projetos inscritos, 10 soluções foram finalistas e 5 foram vencedoras. As alunas da Escola Técnica de Eletrônica, Elaine Cristina Silva, Graziele de Cássia Rodrigues, Laura Pivoto Ambrósio e Paula Aparecida da Silva, do 3º ano do curso técnico, apresentaram “Um Robô Programável – OTTO”.
O projeto, além do robô, é composto por um aplicativo e um livro didático com o intuito de ensinar crianças os conceitos básicos de eletrônica e lógica de programação. Após a leitura, a criança irá para o aplicativo colocar em prática o que aprendeu. No APP há uma tela na qual blocos com desenhos intuitivos podem ser encaixados sequencialmente, formando uma lógica que é enviada ao robô que executa os respectivos movimentos. Essa lógica é criada a partir de um raciocínio elaborado pelo próprio usuário, então sua criatividade é estimulada ao brincar. Este projeto também foi premiado na PROJETE VRTL como Melhor Projeto de Educação.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.