20/05/2014
O corredor profissional, Giovani dos Santos, esteve na ETE FMC, no dia 16 de maio, para realizar alguns treinos de uma competição que aconteceria no domingo (18/05). Natural da vizinha Natércia, o atleta foi descoberto enquanto servia o exército e, desde então, acumulou dezenas de títulos como a medalha de bronze nos jogos panamericanos do México e a quarta colocação, por três anos consecutivos, na Corrida de São Silvestre.
Os treinos que realizou na pista de corrida da Escola de Eletrônica aconteceram de manhã e no fim da tarde, quando correu 10 quilômetros, em cada período. Giovani treina pelo Clube Pé de Vento (Petrópolis) e trouxe o sobrinho, Wesley Antônio de Souza, para participar da competição. Ao ser questionado sobre os maiores adversários na disputa, Giovani destacou a presença dos santa-ritenses Robson Vigilato e Eduardo Calixto, além de um casal de quenianos, sempre premiados por onde passam.
O atleta é tido como uma celebridade na vizinha Natércia e tem inspirado muitos de seus conterrâneos. Para ele, o incentivo a este tipo de evento também poderá motivar a comunidade local à prática do esporte.
No domingo, cerca de 300 competidores tomaram as ruas da cidade em busca dos prêmios de 9 mil (1ºcolocado), 2 mil (2ºcolocado), 1 mil (3º colocado), 800 (4º) e 500 (5º). Havia uma grande torcida de Giovani vinda de Natércia, já que os conterrâneos nunca tinham visto o seu ídolo competir. O corredor não fez feio. Conquistou a primeira colocação (28m50s) e subiu ao ponto mais alto do pódio.
Resultados da Primeira Corrida de Santa Rita do Sapucaí:
1º Colocado: Giovani dos Santos (Pé de Vento)
2º Colocado: Paul Koech Kimutai (Kênia)
3º Colocado: Rogério Ferreira (São Paulo)
4º Colocado: Gilberto Silvestre Lopes (Pé de Vento)
5º Colocado: Fábio Nascimento (Casal Nascimento)
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.