20/05/2016
O Projeto Servir promove a reflexão do tema proposto para o ano de 2016 “Por um coração compassivo e solidário”. Direciona o olhar compassivo e misericordioso sobre as crianças, os moradores de rua e os idosos. Através de dinâmicas, partilhas, visitas e entrevistas trabalha sentimentos como o diálogo, a atenção, o carinho, a paciência, a troca de experiências, o valor da tradição e da família, assim como a situação de abandono, descuido e violência a que este público pode estar submetido. Também procura conscientizar os jovens da necessidade de luta por políticas públicas em cada situação.
Segundo a coordenadora de Formação Cristã, Anatália Duarte, foram propostas aos alunos atividades envolvendo crianças, idosos e pessoas em situação de rua. “Algumas turmas do 3º ano já tiveram a oportunidade de passar uma manhã no Asilo da cidade. Através de dinâmicas e jogos, os alunos se abriram para o diálogo e troca de experiências com os idosos”.
O Projeto Servir teve início em 2015 e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação trouxe para a ETE os alunos do 4º e 5º anos das Escolas Municipais “Dr. José Ribeiro de Carvalho”, “Cel. Joaquim Inácio” e “Valéria Junqueira Paduan”. Cada turma passou uma manhã na instituição, quando foram realizadas várias atividades de integração, desenvolvimento social e recreação.
A Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa promove, entre a comunidade escolar, a cultura do bom relacionamento com o próximo, a partilha e a compreensão. Esses conceitos são desenvolvidos a partir da reflexão, observação e através de atividades direcionadas à vivência dos princípios da Pedagogia Inaciana.
“Essas experiências são primordiais para a formação integral do ser humano – um dos principais pilares da educação dos Colégios da Companhia de Jesus. Queremos que nossos alunos queiram ser para os demais”, completa Anatália.
O Projeto Servir faz parte das atividades do Dia de Convivência (DDC) e envolve os alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio Regular, Técnico e Noturno.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.