20/08/2012
Mais uma vez, a ETE FMC destaca-se pelo pioneirismo. A escola inaugurou nesta sexta-feira (17/8), em parceria com a multinacional Ericsson, o Núcleo de Desenvolvimento de Competência, com a utilização de dois sites de telefonia celular completos e laboratórios equipados com a mais moderna tecnologia.
Os alunos terão laboratórios integrados ao Núcleo de Desenvolvimento de Competência Ericsson, que serão utilizados para aulas práticas do curso Técnico em Telecomunicações, como também para o recém-criado curso de Instalador de Estações Rádio Base e de Transmissão.
O principal diferencial é a existência de duas estruturas verticais instaladas nos laboratórios – uma torre de 25 metros, doada pela empresa BIMETAL e um poste octadecagonal de 15 metros –, para o ensino das técnicas de alinhamento de antenas. A partir de agora, os alunos terão novas possibilidades de experimentação prática no curso de Telecomunicações. A novidade é que ao final do curso, o aluno poderá receber um certificado de habilitação para trabalhos em altura, necessário para manusear estruturas acima de dois metros.
Segundo o coordenador geral do CEDEN – Centro de Desenvolvimento de Negócios -, Wanderson Eleutério Saldanha, a ETE FMC oferecerá algo inédito: “O aluno poderá usufruir todos os equipamentos dos laboratórios e utilizar os materiais didáticos cedidos pela Ericsson. Mais que isso, vamos oferecer, de forma subsidiada, o curso de trabalho em altura, item necessário para a atuação nesse mercado”, ressalta. O aluno irá se preparar ainda com disciplinas da grade curricular e treinamentos extracurriculares, de forma única e exclusiva. A Ericsson manterá os laboratórios sempre atualizados com o que existir de mais moderno no setor.
O laboratório para habilitar instaladores terá projeto pioneiro no Brasil. A princípio haverá um curso teórico e prático, gratuito, com duração de 80 horas. Posteriormente, a Ericsson irá encaminhar pessoas para fazer o treinamento na ETE FMC. “Vamos formar mão de obra de instalação e oferecer novas oportunidades de trabalho. Uma contribuição para a sociedade, sendo que o interessado sairá habilitado a trabalhar como instalador de sistema de celular da Ericsson”, explica Saldanha.
“Muito mais do que capacitar grandes profissionais, nossa preocupação é com a formação integral dos alunos. A proposta da ETE FMC é oferecer oportunidades a todos que sonham em conquistar uma profissão promissora, sem nunca deixar de lado o respeito ao próximo, os valores morais e o uso de suas capacidades em benefícios do bem comum”, afirma o diretor geral, Prof. Alexandre Loures Barbosa.
Para o vice-presidente da Ericsson para a América Latina, Eduardo Ricotta, a partir da parceria serão criadas oportunidades para o desenvolvimento do setor de telecomunicações no Brasil. “O novo Núcleo reforça nosso compromisso com o desenvolvimento do País e sela, mais uma vez, a parceria com o estado de Minas Gerais, um celeiro de inovação para a área de Telecomunicações. Incentivaremos a formação de profissionais nesta área como também contribuiremos para uma formação cada vez mais voltada ao que o mercado busca”.
Clique aqui para acessar a Galeria de Imagens.
Confira também a matéria publicada pelo Jornal Estado de Minas e pelo Portal da Companhia de Jesus.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.