20/09/2017
Mais de 40 alunos do curso Técnico em Automação, diurno e noturno, visitaram nessa segunda-feira, 18 de setembro, a Usina Hidrelétrica de Furnas, na cidade de São José da Barra/MG.
Acompanhados pelo prof. Wanderson Saldanha, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento de uma das maiores usinas hidrelétricas do país, bem como os equipamentos, as turbinas de alta potência, geradores e transformadores.
“A visita teve por finalidade demonstrar aos alunos como funciona todo processo de geração, transmissão e distribuição de energia e como uma única central é capaz de abastecer os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo”, explica o professor.
Os alunos tiveram acesso a todo processo de geração a partir da energia hidráulica e entenderam mais sobre o sistema Furnas, um conjunto de 18 usinas hidrelétricas, duas termelétricas e mais três parques eólicos, além de algumas iniciativas na parte fotovoltaica.
As visitas técnicas fazem parte do programa pedagógico da instituição e complementam conceitos e práticas fundamentais para a formação integral do profissional.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.