20/09/2018
Seis alunos do Ensino Médio da ETE FMC participaram da 1ª ONU Intercolegial da Rede Jesuíta de Educação, que aconteceu entre os dias 11 e 14 de setembro, no Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro.
O evento contou com a participação de cerca de 160 estudantes do Ensino Médio, de 13 colégios da Rede Jesuíta de Educação.
Os participantes assumiram posições de destaque, discutindo questões que já figuraram no cenário internacional, com temas atuais, como a perseguição do povo Rohingya em Mianmar, a crise na Venezuela, a guerra da Síria e o terrorismo e controle de fronteiras. Os jovens envolvidos ficam empenhados em estabelecer acordos e alianças pelo exercício da negociação e da exposição clara de ideias por meio da argumentação.
A aluna do 3º ano da ETE, Mariana Telles, representante da Bolívia, foi homenageada com uma menção honrosa, pelo trabalho realizado como melhor Delegada: “A ONU Intercolegial foi uma experiência enriquecedora, aprendi muitas coisas, conheci pessoas com ideias diferentes, vindas de várias partes do Brasil e voltei com conhecimento mais abrangente. A interação entre os participantes foi muito interessante, tanto que fomos convidados a participar da ONU no Colégio Loyola, em Belo Horizonte, em outubro”.
A Simulação das Nações Unidas (SINU) trata-se de um evento da Rede Jesuíta de Educação que tem por objetivo inserir os estudantes no cenário global, aproximando-os das questões internacionais e incentivando-os a conhecer e explorar os âmbitos políticos, sociais e culturais dos diversos países. Na ETE, a SINU teve sua 2 ªedição em 2018, no mês de junho e discutiu tema “Os conflitos na Península Coreana e a proliferação nuclear”.
Parabéns aos nossos representantes na ONU Intercolegial: Maria Laura Resch, Laura Monteiro, Mariana Telles, Maria Eduarda Dias, Pedro Veloso e Felipe Zeferino!
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.