20/10/2017
Pela primeira vez, a Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa realizou a Simulação Interna das Nações - SINU - nos dias 09 e 10 de outubro, com a participação de todo Ensino Médio. O evento também é pioneiro em Santa Rita do Sapucaí.
A SINU simula o ambiente da Organização das Nações Unidas e tem como objetivo debater temas de relevância internacional, inserir os estudantes no cenário global, além de buscar possíveis soluções para os problemas atuais ou históricos. Neste ano, a atividade simulou o Conselho de Direitos Humanos, sob o tema “Revisão Periódica Universal: análise da situação atual dos direitos humanos”.
Na atividade, os estudantes atuaram como delegados dos países, artistas ou jornalistas. O Comitê de Imprensa tinha por tarefa realizar a cobertura em tempo real: “A experiência na imprensa foi muito enriquecedora. Tivemos que pesquisar muito para nos inteirar nos assuntos internacionais e suas possíveis crises”, relata a aluna Iara Natália Florentino, que foi redatora do AIF, da Rússia.
Laura Ribeiro Moreira, membro do Comitê de Cultura conta que foi uma oportunidade para conhecer diferentes países e realizar um grande trabalho em equipe. “Representamos o Brasil através da música. Foi um desafio para todos da equipe, desde a escolha das apresentações até sua execução. Apesar da dificuldade, o desempenho foi ótimo e acredito que conseguimos transmitir nosso objetivo.”
A aluna Ana Cecília Betsa, por sua vez, compunha a Mesa Diretora. Ela conta que desde o início se envolveu com projeto e aprova a dinâmica da atividade para o processo de aprendizagem. “Foi maravilhoso ver o resultado do trabalho coletivo bem feito. Depois de meses de preparação e oficinas, conseguimos uma ótima simulação. Foi incrível ver que, por traz do nosso empenho, o projeto foi uma forma diferente de aprender.”
A primeira edição da SINU na ETE FMC trouxe resultados significativos para toda comunidade escolar, sobretudo para os alunos que viveram essa experiência. Entre os pontos positivos, a aluna Bianca Mendes destaca a integração: “Acredito que um dos pontos mais importantes da SINU foi a integração com alunos de diferentes turmas, compartilhando ideias e objetivos, com uma maior união entre todos – o que é um dos princípios da ONU”.
A SINU é uma proposta da Rede Jesuíta de Educação, implantada em todas as suas unidades. Em 2018, teremos a realização da I SINU Intercolegial – um evento que reunirá estudantes de toda a rede.
Confira a galeria de imagens: http://bit.ly/sinuetefotos
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.