21/03/2017
Droga - as escolhas são suas e as consequências também - foi o tema trabalhado com todos os alunos do Ensino Médio Regular e Médio Técnico no primeiro REFLETE deste ano, que aconteceu na manhã do sábado, dia 18 de março.
A atividade foi ministrada pelo já parceiro da ETE FMC, professor de Relações Humanas e Saúde, Ricardo Galhardo Blanco, também consultor em Dependência Química e Orientação Sexual, de São Bernardo do Campo / SP. “Eu não faço palestra, eu tenho uma característica de fazer pensar, eu acredito que ninguém muda ninguém, as pessoas mudam porque tiveram percepções diferentes”.
Prof. Ricardo trouxe um discurso sobre dependência química, seus mitos, verdades e desafios para juventude. Ele explorou um conteúdo reflexivo e atual sobre autoestima, relações familiares, escolares e sociais com o objetivo de orientar os adolescentes a trilharem sua jornada nesses tempos difíceis no qual as drogas, cada vez mais acessíveis, são uma ameaça constante.
Com uma linguagem jovem, porém firme, Prof. Ricardo prendeu a atenção dos participantes. “Momentos como esses podem ser pequenos, mas pequenos momentos mudam grandes rotas. E hoje, daqui, pode sair uma pessoa que mudou sua percepção de uma tal maneira que pode transformar uma cidade, um estado. Eu acredito muito nisso. Você é exclusivo, você pode deixar uma marca positiva”, ressalta Ricardo aos alunos.
Ao final da palestra, ele valorizou a importância do professor para sequencia desse trabalho de ação preventiva contra as drogas e elogiou os participantes. “Obrigado pela disciplina, foco e emoção. E professores, vocês são os mais importantes. Conto com vocês!”
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.