21/05/2014
Entre os dias 08 e 10 de maio, aconteceu na cidade de São Paulo o Simpósio Nacional do Bicentenário de Restauração da Companhia de Jesus.
O evento tratou de questões históricas ligadas à Ordem, que foi suprimida pelo Papa Clemente XIV em 1773, e restaurada apenas em 1814, pelo Papa Pio VII.
Além de analisar as raízes históricas do fato, o evento multitemático discutiu questões como a Pedagogia, a Arte e a Medicina na Companhia de Jesus, tendo sempre como recorte o período de Supressão.
Representando a ETE FMC, participaram o Diretor de Formação Cristã e Comunitária, Pe. João Roberson Araújo, SJ, o Diretor Pedagógico, Prof. João Paulo Sampaio, e o Professor de Arte, João Taero.
“O Simpósio nos proporcionou refletir a importância da restauração da Companhia de Jesus, especialmente, para compreender melhor o papel desempenhado pela Ordem, antes da supressão e após a restauração”, finaliza Pe. João.
Nas próximas semanas, você poderá conferir um pouco mais sobre essa história.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.