21/08/2016
Faltando menos de dois meses para Feira de Projetos Tecnológicos da ETE FMC – a PROJETE – a movimentação é grande para finalizar os protótipos que serão expostos na feira. Explorando as mais variadas áreas, a sustentabilidade é um tema que, cada vez mais, vem adquirindo espaço tanto na sociedade como no ambiente escolar.
O projeto Gerenciador de Consumo de Energia – GCE – é um equipamento acoplado à tomada para medição de energia e possibilita analisar o consumo imediato de um aparelho. “No display é possível identificar, em tempo real, qual o consumo de energia elétrica convertido em dinheiro. A ideia é aplicá-lo tanto em residências, como em empresas. Essa informação pode surpreender os empresários com o custo final de um produto se agregado o valor da energia gasta para produção. Nas residências, os consumidores poderão identificar qual o maior ‘vilão’ da conta de energia, e assim, podem providenciar medidas que reduzam o consumo”, explica um dos membros da equipe, João Henrique Delfino.
Essa equipe, formada por quatro alunos do 1º ano, traz para feira o conceito SmartGrid – um sistema de energia elétrica que utiliza tecnologia da informação para fazer com que o processo seja mais eficiente, econômico e sustentável. O GCE também trará um software que exibe gráficos periódicos do consumo de energia elétrica. Assim, com a coleta e armazenamento de dados, os usuários poderão gerenciar a informação dos centros de controle e conseguirão consultar os números do consumo de um aparelho, ter estimativas e médias do valor real gasto em energia elétrica, convertido em dinheiro.
Uma outra equipe vai expor um sistema de lâmpadas inteligentes. O projeto Gerador de Energia envolve um sistema que capaz de identificar falhas na rede elétrica e que, imediatamente, faz com que as lâmpadas sejam religadas por energia solar armazenada. A aluna Sabrina Vitória de Matos, do 1º ano, conta que o circuito já está montado. “Precisamos fazer a parte estética do projeto, mas o protótipo já está pronto e funcionando. Vamos fazer outros testes e as finalizações”.
Lixeira inteligente, Secadora de café sustentável, Monitor remoto de energia elétrica residencial e Filtro eletrônico purificador de ar para escapamentos de veículos são outros projetos preocupados com a sustentabilidade que estarão na PROJETE 2016. A feira chega na 36ª edição e será realizada nos dias 5, 6 e 7 de outubro, no campus da ETE FMC e expõe aproximadamente 150 projetos.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.