21/09/2016
Para nós, da ETE FMC, não faz sentido pensar em tecnologia se não for associada à melhoria da qualidade de vida do ser humano. Sendo assim, a Feira de Projetos Tecnológicos – PROJETE 2016 – também apresenta a tecnologia a serviço da saúde como um dos principais focos do evento.
“Os autistas são pessoas que merecem uma atenção especial” diz a aluna Érica Guerzoni Ribeiro, uma das criadoras do projeto “Jogo para crianças autistas” – um painel eletrônico de entretenimento que instiga a criança autista a identificar as cores e, ao mesmo tempo, proporciona a interação com outras crianças e familiares à medida que o jogo avança e soma pontuação.
“Conhecemos algumas crianças autistas e não encontramos jogos específicos que estimulem e atendam suas necessidades. Nosso objetivo foi desenvolver uma atividade nova, especialmente para essas crianças tão especiais que precisam de estímulo”, explica Érica.
Para os diabéticos, a novidade é uma palmilha capaz de massagear e regular a temperatura dos pés. “Minha avó tem diabetes e percebo os desconfortos que essa doença causa, principalmente nos pés, como dormência e feridas. Nossa intenção é amenizar esses problemas e proporcionar uma melhor qualidade de vida aos diabéticos”, conta o aluno Pedro Henrique Covelo.
A PROJETE acontece nos dias 5, 6 e 7 de outubro, no campus da ETE FMC. Serão expostos aproximadamente 150 projetos eletrônicos das áreas de automação, biomédica e telecomunicações.
A equipe - Jogo para crianças autistas - faz os últimos ajustes no painel
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.