21/10/2022
Com a participação de 111 alunos, 15 professores, 60 pizzas e 20 litros de café, o Hackathon 2022 da ETE FMC promete! A maratona de 24 horas de programação e resolução de problemas chega a sua 4ª edição com desafios ainda mais criativos e enigmáticos, e acontece das 13h30 de hoje, 21 de outubro, até às 13h30 de amanhã.
A ETE FMC realiza o Hackathon desde 2018, com o objetivo de apresentar dinâmicas que incentivam os alunos a utilizarem o conhecimento de sala de aula, sendo avaliados nas atividades desenvolvidas no decorrer do evento. O tema deste ano foi “Scape Room”, uma modalidade de jogo em que grupos de pessoas são presos em salas e devem encontrar pistas para escapar antes que o tempo se esgote. A ideia foi proposta pelo ex aluno e antigo colaborador do CEDEN ETE FMC, João Lucas Pereira.
Durante as provas, são exigidas habilidades tanto técnicas, quanto habilidade de compreensão e também capacidade motora, com bastante espaço para colocar a “mão na massa”. “O retorno é bem interessante, porque os meninos conseguem colocar em prática tudo aquilo que fizeram durante os anos de ETE e nós, professores, conseguimos avaliar o quão criativo eles conseguem ser diante dos problemas”, segundo o Prof. Igor Vinícius Pereira.
TEMA SECRETO
O tema das dinâmicas é mantido sob absoluto sigilo, incluindo alunos, professores e funcionários, até que haja a grande revelação na abertura do evento. Mas, neste ano, além dos temas técnicos de cada curso (Telecomunicações, Automação Industrial, Equipamentos Biomédicos e Desenvolvimento de Sistemas), os alunos do 3º ano Médio Técnico também vão ter que desvendar mistérios e construir protótipos utilizando conhecimentos de Português, Química, Física e Biologia.
A formulação deste Hackathon teve início no começo do ano a partir de um brainstorming unindo várias mentes pensantes, foi realizado um Grupo de Trabalho (GT) com seis professores: Ana Letícia Gomes Gonçalves (Telecomunicações e Desenvolvimento de Sistemas) e Igor Vinícius Pereira (Desenvolvimento de Sistemas), que atuam também como coordenadores do projeto; e os professores Alan Lima Lemes (Telecomunicações), Bruna Almeida (Automação), Matheus Gatti (Inglês) e Zorilda Alves (Português).
HISTÓRICO DO HACKATHON
- 2020 | Hackathon: Realizado de forma 100% online devido à pandemia, as atividades foram baseadas no contexto da Organização de Serviços Secretos da União Soviética – KGB.
- 2019 | Hackathon Maker: Os estudantes foram desafiados a desenvolverem um artefato eletrônico que remetesse ao universo GEEK. ACESSE O VÍDEO
- 2018 | 1º Hackathon: Com ênfase em desenvolvimento de jogos e ligado ao módulo de Liderança Empreendedora, os ganhadores realizaram um jogo sobre a história da ETE FMC.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.