14/03/2016
A nova parceria entre a Escola Técnica de Eletrônica e a Empresa Algar Telecom busca identificar alunos que tenham potencial para programação, capacitá-los e formar uma equipe para competir em olimpíadas e desafios dessa área.
A aula inaugural, dia 08 de março, foi ministrada por profissionais da Algar e o treinamento será oferecido para todos os alunos dos cursos técnico diurno, noturno e para os matriculados no Ensino Médio Regular. A inscrição é feita pelo Portal RJE.
Os alunos da ETE serão capacitados por estudantes do Inatel, bolsistas da Algar, que já participam de desafios de programação. Muitos deles são ex-alunos da ETE FMC, inclusive. O treinamento será feito em um minicurso de seis etapas.
Segundo o professor Eduardo Abranches, coordenador do curso técnico, a programação pode trazer várias melhorias para a vida acadêmica e profissional do estudante. “A programação desenvolve profundamente a questão lógica e traz o potencial prático da computação. Trabalha também o raciocínio e a matemática”.
Além dos benefícios mencionados, o Professor Eduardo cita outras possibilidades. “Importantes empresas selecionam talentos através do desempenho dos participantes em competições de programação. É uma excelente oportunidade para a projeção da carreira profissional”.
Sobre a Algar Telecom
A Algar Telecom é uma empresa de telecomunicações 100% brasileira e com práticas ambientais reconhecidas no mercado. A companhia oferece telefonia fixa, celular, internet, comunicação de dados, TV por assinatura, código 12 para ligações de longa distância (nacional e internacional), data center, cloud computing, gerenciamento de redes e segurança e videoconferência.
Algar é um grupo empreendedor, brasileiro, fundado em 1929 e com atuação em todo território nacional, Colômbia, Argentina e Chile. No Grupo Algar, trabalham cerca de 25 mil associados servindo quase 2 milhões de clientes com soluções em TIC, Agro, Serviço e Turismo.
(Informações: http://www.algartelecom.com.br)
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.