Alunos de Telecomunicações investem em Internet das Coisas

22/09/2017

Uma das maiores expectativas dos usuários de tecnologia são soluções que geram facilidades no dia-a-dia. A Internet das Coisas (do inglês, Internet of Things - IoT) é uma revolução tecnológica que permite criar uma rede de objetos do cotidiano, capazes de coletar e transmitir dados para melhorar as atividades, reduzir desperdícios e custos. Apostando nessa tendência, nossos estudantes do curso técnico de Telecomunicações irão apresentar diversos trabalhos nesta área, durante a PROJETE 2017.

O projeto Prospecção de parâmetros habitacionais é uma inovação para o setor imobiliário capaz de monitorar residências à venda ou para locação, por meio de sensores que identifiquem as características do imóvel, facilitando a transação entre as partes envolvidas. “Desenvolvemos um projeto para agilizar os empreendimentos imobiliários, auxiliando os possíveis investidores e facilitando as negociações ao reduzir as visitas aos imóveis e ganhando tempo,” explica o aluno José Lucas Ribeiro Silva.

Wylgner Silva Costa explica que “os sensores instalados são capazes de passar informações, em tempo real, relacionadas à umidade, temperatura, magnético, som e gás, através de um aplicativo instalado no smartphone. Futuramente, pretendemos trabalhar com a tecnologia QRCode para acessar essas informações. Para a PROJETE, fizemos parceria com uma imobiliária: instalamos os sensores em um imóvel e vamos fazer os testes na prática, induzindo situações para que os visitantes percebam as diferentes informações que o projeto traz para cliente e imobiliárias. As imagens serão apresentadas  na  TV”.

Outro trabalho que também apresenta soluções em IoT, é o  BlueSpot - Localização Indoor via Bluetooth. Esse projeto tem o objetivo de orientar lojistas de grande e médio porte para que distribuam melhor os produtos dentro do ambiente, a partir de análises de fluxo de pessoas, para alavancar as vendas e maximizar os lucros.

“Utilizamos de Beacons BLE (dispositivos de geolocalização para ambientes fechados, ou seja, é um sistema de proximidade que permite que smartphones cadastrados sejam localizados com alta precisão dentro de estabelecimentos) e os consumidores carregam tags da mesma tecnologia para enviar as informações através do bluetooth 4.0. A partir disso, conseguimos localizar a pessoa dentro da loja e fazer as análises.  O proprietário do estabelecimento vai receber os dados de onde há maior movimentação de pessoas, orientações sobre a poluição visual e as dificuldades que o consumidor tem de localizar os produtos, por exemplo. O cliente também pode ligar bluetooth 4.0 do seu smatphone e receber ofertas especiais – uma motivação para acionar o bluetooth, garantindo a coleta dos dados necessários ao lojista”, explica o estudante Túlio Costa e Souza.           

As turmas de Telecomunicações, cursos diurno e noturno, também irão apresentar soluções para as áreas de logística, monitoramento, aplicativos, entretenimento, suporte, segurança residencial e veicular.

A 37ª Feira de Projetos Tecnológicos da ETE FMC - PROJETE - será realizada nos dias 05 e 06 de outubro, no campus da instituição. Serão aproximadamente 130 projetos nas áreas de Automação, Biomédica e Telecomunicações, com soluções que podem transformar a sociedade.


 


A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.

Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.

Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.

A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.

NOSSOS CANAIS


ete@etefmc.com.br
(35) 3473-3600

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a ETE FMC a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades.